Sobremesa gelada de morangos
Dizem por aí os entendidos que, muito em breve, vamos ter tanto calor que vamos desejar - eu sei que vou - dias de inverno rigoroso.
Em jeito de preparação, deixo-vos uma receita fresquinha com uma cobertura extraordinária, apropriada para enfrentar dias abafados.
É época de morangos e tenho visto muita gente a colher os pequenos frutos sumarentos dos seus canteiros. Infelizmente, os morangos aqui de casa não são em grande quantidade e tamanho, por isso usei morangos de compra.
Imagino esta sobremesa com outras bagas e até, loucura, com uma mistura de frutos do bosque. Um bosque fresco e acolhedor.
Já estou a stressar com o calor que ainda nem chegou. Já me sinto asfixiada pelo bafo morno, pelos pólens no ar, pelos insectos malucos a esvoaçar à minha frente e por gente que desconhece o uso de desodorizante. Humm, pelo menos vou poder dar uso à cambada de vestidos e saias que repousam no armário. Stressada, mal humorada mas bem vestida, ou despida... já nem sei :)
Boa semana!
Ingredientes:
1 chávena de farinha de arroz
1/4 chávena de açúcar amarelo
1/4 chávena de nozes partidas
1/2 chávena de manteiga derretida
2 claras de ovo
1/2 chávena de açúcar
1 1/4 chávena de natas
2 colheres (sopa) de sumo de limão
2 chávenas de morangos cortados e esmagados
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Junte a farinha, açúcar, nozes e manteiga e espalhe bem numa forma. Leve ao forno para dourar, cerca de 20 minutos. Mexa algumas vezes. Deixe arrefecer.
Bata as claras com o açúcar até ficar merengue.
Bata as natas até formar picos suaves.
Combine as natas com as claras, sumo de limão e os morangos.
Prepare uma forma e espalhe 2/3 da cobertura na base. Coloque a mistura de natas por cima e salpique a superfície com a restante cobertura. Leve a congelar por cerca de 3 a 6 horas. Retire 15 minutos antes de servir.
Receita adaptada do blog She wears many hats.