Lentilhas e salsichas

DSCN7017.JPG

Tomar o ferro em ampolas tem sido uma luta, além de ser fraco, tenho sentido dores de estômago e náuseas. Comer não está a ser fácil, tenho fome, mas fico mal disposta depois das refeições. Não faço ideia se vou vencer a batalha, mas daqui a um mês já poderei dizer se valeu o sacrifício. Felizmente gosto de alimentos ricos em ferro, só faço um bocado de resistência à carne de vaca, mas tenho tido bifes no prato e alguns ainda fazem muh!  

As lentilhas são aliadas na luta contra a anemia e, têm sido companheiras à mesa. As salsichas não são algo que faço questão de comer. Provavelmente, foi a primeira e última vez que as comi. São gordurosas, salgadas e não consegui encontrar nenhumas salsichas frescas sem vestígios de glúten. Cozinhei-as por sugestão da Tessa Kiros no seu livro Apples for jam. Para mim, o prato de lentilhas pode ser acompanhado com peixe ou carne grelhada, ou então comer só as lentilhas às colheradas :) Suficiente e reconfortante para estes dias primaveris com brisas outonais. Adoro!

 

Ingredientes:

250g de lentilhas verdes (usei uma lata de lentilhas biológicas em água zumub)

6 colheres (sopa) de azeite

1 cebola roxa, finamente picada

1 cenoura, pelada e cortada aos pedacinhos

1/2 talo de aipo, cortado

1 dente de alho, descascado mas inteiro

salsichas frescas

2 colheres (sopa) de salsa picada

azeite para servir

 

 

Preparação:

Aqueça o azeite numa frigideira e salteie a cebola por alguns minutos em lume médio, até que fique dourada. Adicione a cenoura, aipo e alho e salteie por mais alguns minutos até amolecerem ligeiramente. Adicione as lentilhas, misturando-as bem no azeite e cubra com 1 litro de água quente. Tempere com sal e leve a ferver, depois baixe o lume ligeiramente. Cozinhe destapado por cerca de 40 minutos, até que as lentilhas amoleçam e reste pouco líquido na frigideira - se usar lentilhas já cozidas, diminua a quantidade de água, usando apenas o suficiente para cozer as cenouras.

Entretanto pique com um palito as salsichas e leve-as a grelhar até que fiquem douradas de todos os lados.

Quando as lentilhas estiverem cozinhadas, junte a salsa picada e as salsichas. Prove para retificar sabores, aqueça durante 1 minuto e sirva com um fio de azeite sobre as lentilhas.

 

publicado por Ameixinha às 10:19 | link do post | comentar | partilhar