Cavala assada com batatas a murro

cavala.jpg

Viciei na cavala!

Podia ser pior, podia. Eu, que nunca tive vício algum, viciei agora, depois de velha :)

Quais copos, qual cigarro, qual "bota prá veia"!? Viciei no ômega-3! Felizmente, é um vício barato, senão estava desgraçada.

Segundo as últimas análises, o meu colesterol mau está bom, mas o bom está mau. Ou seja, tive que enriquecer a minha dieta com peixes azuis e enchi-me de cavala, carapau e, de vez em quando, salmão e sardinhas.

Pensem numa droga muito cara. No mundo dos ômegas-3, essa droga seria a sardinha, porque não há dinheiro para tanto! A cavala e o carapau são levezinhas e já dão um impulso jeitoso ao colesterol bom.

Enfim, só vos digo uma coisa: se a polícia marítima viesse cá a casa, confiscava-me o produto. Tenho o congelador cheio de cavalas, cheio! É que, nos tempos que correm, temos que aproveitar as promoções :)

 

Ingredientes:

2 cavalas

tomilho-limão e alecrim frescos

sal, pimenta e azeite q.b

1 cebola média

2 dentes de alho

1 tomate bem maduro ou 2 colheres (sopa) de polpa de tomate

batatas novas previamente entaladas*

 

Preparação:

Dê uns golpes nos lombos das cavalas, coloque 1 raminho de tomilho e 1 raminho de alecrim na guelra de cada cavala e tempere com sal e pimenta.

No fundo de uma assadeira, coloque a cebola cortada aos gomos e os alhos picados. Ponha as cavalas por cima, juntamente com o tomate ou a polpa, e o azeite. Dê um murro nas batatas e junte-as ao peixe. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC, por cerca de 20-30 minutos. Sirva com uma salada a gosto.

 

*Entalar as batatas é levá-las a cozer por alguns minutos mas sem cozê-las totalmente.

tags:
publicado por Ameixinha às 22:12 | link do post | comentar | partilhar