Dourada com limão

Como o tempo já arrefeceu e já não custa ter o forno ligado, aqui vai uma receita com um dos meus peixes favoritos, aliado ao maravilhoso sabor e aroma do limão!
É uma receita bastante simples e, depois de estar no forno, podem fazer o que bem vos apetecer porque não precisa de vigia constante. O Matias sim, precisa de vigia constante... o peixe se se atirar ao poço salva-se já que sabe nadar. O Matias... não sabe nadar yoooo :)

Pela toalha até parece Natal mas, cá em casa... é quando uma mulher quiser (já que os homens não fazem ponta de corno, nem sequer estender a toalha na mesa!) e a toalha tem uso todo o ano. Deve ser para tentar manter o espírito de fraternidade, alegria, entreajuda.
O raio da toalha deve estar estragada... é que nem sempre resulta ;)

Foi servido com as batatas maravilha do Jamie Oliver!
Haja um que cozinhe por todos os homens que só querem comer :)
Hoje estou caustica! Perdoem-me todos os homens que ajudam as mulheres, vestem o avental (diz que alguns é só mesmo avental he he) e manejam os tachos com eficiência! Felizmente, conheço alguns. Só tenho pena que não vivam cá em casa.

Não me levem a mal, eu gosto de cozinhar (adoro!), mas uma folga de quando em quando sabe bem e, se não cozinham, pelos menos ponham a mesa e lavem a loiça, sim? Também não sou sempre eu que cozinho, a minha mãe é a minha aliada nas incursões culinárias!

Siga a receita que já divaguei e isto era para ficar bem curtinho!

Ingredientes:
4 douradas
4 limões
2 cebolas médias
2 tomates maduros (usei uma lata de tomate pelado)
2 dl de azeite
1 dl de vinho branco
sal, pimenta, salsa q.b.

Amanhe as douradas e tempere-as com sal e pimenta.
Com um canelador, faça cortes à volta do limão (isto é só para ficar mais bonito e dar mais um bocado de trabalho. Saltei esta parte), corte-o em rodelas e coloque-as sobre o peixe.
Prenda cuidadosamente com fio de cozinha (usei as bandas de silicone, mas não resultou muito bem porque o peixe é escorregadio e as bandas também).
Descasque as cebolas e corte-as em gomos, assim como o tomate. Coloque-os no fundo de uma assadeira e sobreponha-lhe as douradas.
Regue com o azeite e o vinho e leve ao forno, a 180º C, entre 35 a 40 minutos. Sirva o peixe, decorado com salsa em rama.

Notas:
- Receita retirada da compilação da VIP "Alimentos com história" da Impala.
- É sugerido que seja colocado um raminho de alecrim ou tomilho na barriga das douradas. Eu faço sempre isso com quase todos os peixes que asso. Normalmente, uso sempre alecrim e tomilho, foi o que fiz.
- A quantidade de douradas depende do tamanho delas e de quantas pessoas vão comer. Só assei três mas eram grandes.
- O limão larga bastante líquido. Mesmo que achem que tem pouco líquido antes de ir ao forno, não se preocupem. Depois vai largar muito sumo.
- Esqueci-me da salsa.
- Gostei muito do resultado. Ficou muito saboroso! Acho que resultará bem com outros peixes.

Continuação de boa semana ;)

tags:
publicado por Ameixinha às 11:00 | link do post | comentar | partilhar