Arroz de tamboril e camarão

A Mary deu o mote para um novo desafio. Convidou algumas blogueiras para publicarem, quinzenalmente, uma receita que tenha como cor principal a que foi escolhida. O primeiro desafio envolveu a cor de laranja. Não preparei nada de propósito, mas no sábado fiz este arroz de tamboril, que é mais de camarão porque o tamboril encolheu tanto que mal se vê, e fui verificar se era cor de laranja. Não sou daltónica pois não? É cor de laranja, certo?

Então cá está um arroz feito num instante e, pela primeira vez provei tamboril. O bicho é feio mas "a boniteza não se põe na mesa", como é costume dizer! Sei que este arroz é diferente de todos os que comi. À primeira vista é, em tudo, semelhante a um arroz de marisco, mas o sabor é melhor. Esta receita é para 4 pessoas, mas eramos três à mesa e não sobrou um arrozeiro. Sugiro que aumentem, pelo menos no arroz que sempre sai mais baratinho :)
Comprei tamboril dos pobrezinhos, que são os lombos congelados e encontrei-os no Intermarché. Quero ver quem vai ser o "Moscãoteiro" que me vai patrocinar desta vez he he

Ingredientes:
1 dl de azeite
2 cebolas
2 dentes de alho
1/2 pimento vermelho
1 malagueta
2 tomates (maduros)
1 dl de vinho branco
900 g de tamboril em postas
1 colher (chá) de colorau
250 gramas de arroz
6 dl de caldo de peixe (usei quase o dobro, vão espreitando o arroz)
1 raminho de coentros (teve que ser salsa)
sal e pimenta q.b. (não usei pimenta, a malagueta deu o picante necessário)
600 g de camarão cozido (descascar e deixar apenas a cabeça dos bichinhos, alguns saíram decapitados he he)

Preparação:
Num tacho, leve o azeite ao lume e refogue a cebola, os dentes de alho, ambos picados, o pimento, cortado em cubos, a malagueta e o tomate, sem pele e sem sementes.
Quando o preparado anterior estiver refogado, regue-o com o vinho branco e, assim que levantar fervura, acrescente-lhe as postas de tamboril. Tempere a seu gosto com sal, pimenta e deixe estufar por 10 minutos.
Acrescente ao peixe o colorau, o arroz e o caldo de peixe. Rectifique os temperos e aguarde que cozinhe, durante 12 minutos (quanta precisão!), em lume brando. Acrescente os camarões e misture. Retire do calor e sirva polvilhado com os coentros picados.

Receita retirada daqui:

A foto é minha mas não me apeteceu espetar o logo do blog por cima :)

Votação aberta no Ragazze. As receitas estão à espera de ser votadas. Passem lá para dar uma vista de olhos e deixem a vossa opinião :) O meu pão de tomate seco está lá e a votação termina hoje!!

publicado por Ameixinha às 16:00 | link do post | comentar | partilhar