Pataniscas de bacalhau com arroz de tomate


Hoje não venho desancar, descascar, injuriar, acusar, criticar nem dizer mal de ninguém. Não que não me apeteça ou que não mereçam, mas como dizia Vinicius: "Há um renovar-se de esperanças, Porque hoje é sábado."

Ahhh, Vinicius sabe que eu poderia continuar com a letra da canção e criticaria um monte de coisas... boas e más. Porque a critica deve, sobretudo, ser construtiva e retirar algo que possamos usar e transformar em algo positivo.

Criticando os tomates, ou a falta de quem os tem (e esta é uma expressão fortinha), faz-se um arrozinho solto a acompanhar a bela da patanisca (isto no Norte tem outro significado eh eh) e tem-se o jantar de sábado na mesa.

As pataniscas de bacalhau são um petisco típico de Portugal. Não há quem não as conheça e eu só venho apresentar a receitinha cá de casa, simples e saborosa.

O arroz é básico: refogado com alho, cebola picadinha, azeite q.b. Deitar àgua e o tomate maduro (usei apenas o sumo de tomate) a gosto e depois de ferver, juntar o arroz. Deixar apurar em lume brando até o arroz estar cozido.


Para as pataniscas:
1 posta de bacalhau demolhado
5 ovos
farinha q.b.
cebola q.b.
sal q.b
salsa q.b
limão q.b
leite q.b.

Primeiro pica-se a cebola e junta-se a salsa também picada. Depois partem-se os ovos, junta-se à cebola e salsa e bate-se bem. Vai-se juntando farinha aos poucos até ficar um polme espesso. No final junta-se o bacalhau esfiado (que esteve a marinar com um pouco de sumo de limão e leite) e uma pitadinha se sal. Leva-se a fritar em azeite quente ou óleo, se preferirem.
Termino com Vinicius: "E dando os trâmites por findos, Porque hoje é Sábado há a perspectiva de Domingo, Porque hoje É SÁBADO".
publicado por Ameixinha às 20:51 | link do post | comentar | partilhar