Pudim de chocolate Henriquecido



Podia ser um erro ortográfico como aquele muito conhecido: "Herrar é umano!".
Mas não é! É uma piadola ao marido da minha amiga Mónica :) Ele é um chocólatra assumido. Nunca vi ninguém gostar tanto de chocolate. Andei a planear o jantar durante uns meses.

Eles vêm cá jantar duas vezes por ano. Infelizmente estão a viver muito longe, na terra dos "avecs", a terra do Henrique. E tenho que caprichar duas vezes por ano porque eles merecem :)
Para o jantar pediram os maravilhosos rojões com "aquelas coisinhas que parecem flores" e que na nossa língua se chama de "redanho" ou "redenho".

Para sobremesa não pôde faltar algo com chocolate. Decidi que ia fazer este pudim de chocolate que é qualquer coisa de maravilhosa. Parece uma mousse de chocolate compacta que se vai derretendo delicadamente e envolvendo o palato de tal modo, que temos que repetir. O Henrique levou um tupperware para casa com um bocadinho para adoçar o bico :)

Também houve o pudim de café que, mais uma vez, estava fantástico!
Fiz este pudim de chocolate na noite anterior para ter tempo de solidificar e para eu "ir feirar" com a Mónica. Como já tinha dito, eu não sou fã de feiras e no Verão com tanto emigrante nesta terra é que não dá mesmo. Ora, a Mónica como boa emigrante que é, quis ir feirar e eu acompanhei-a. O Henrique foi mais fino e safou-se de fininho ;)

Mas foi muito divertido. Lá no meio dos ciganos, entre odores estranhos, Dvd's pirata e crianças ranhosas a chorar, estava uma senhora que dizia que a loja dela só fechava à 00:15 e que os ciganos iam todos para o Iraque e tínhamos que aproveitar. Afinal o cigano foi para Itália, mas isso é outra história :)

Uma tarde bem passada com muito boa disposição. Assim é que é!
Mas vamos ao pudim que foi o bijoux da noite ;)

Ingredientes:

6g de folhas de gelatina incolor

200g de chocolate em tablete

1 lata de leite condensado

2 c. (de sopa) de manteiga

4 dl de natas

2 claras

2 c. (de sopa) de açúcar
chantilly q.b. (não usei porque não sou fã, usei uns palitos deliciosos que encontrei no Lidl e usei chocolate granulado e folhas de hortelã, mas a decoração vai ao critério de cada um)

Preparação:

Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Junte o chocolate, em pedaços, ao leite condensado e coloque em banho maria. Assim que o chocolate dissolver, adicione a manteiga e mexa de vez em quando. Retire e acrescente as folhas de gelatina espremidas. Separadamente, bata as natas bem firme e, depois, as claras em castelo com o açúcar. Envolva ambas no preparado de chocolate. Passe uma forma de pudim por água fria e encha-a com o creme. Leve ao frigorífico até ficar bem firme (deixei quase 24 horas e ficou tão firme que me vi quase grega para tirá-lo da forma, mas lá consegui). Desenforme, decore e sirva.


Acho que consegui estar ao nível da adoração que o Henrique tem pelo chocolate e todos repetimos porque, isto que podem ver, é o verdadeiro paraíso para quem é chocólatra!! Já estou a imaginar algumas colegas blogueiras que são "viciadas" a ficar deliciadas com esta visão :)
Façam que não se arrependem!

Notas:

Para desenformar, mergulhe a forma em água quente por uns minutos.

Como não tinha só claras para utilizar, tive que guardar as duas gemas e não sabia o que fazer com elas. Para não desperdiçar nada, pode perfeitamente integrar as duas gemas, passadas na peneira, no creme de chocolate. Odeio desperdícios na cozinha!

Receita retirada da revista "Segredos de Cozinha" Nº 864

E agora outro assunto mas não menos relevante. A Natércia, a Alice e a Kláudinha ofereceram-me este mimo especial. Estou-lhes muito agradecida pelo carinho que, elas sabem, é recíproco.

Neste momento tenho tantas pessoas na blogosfera que têm blogues de ouro, que me seria impossível nomear alguém. A maioria dos blogues que visito e comento são de pessoas extraordinárias que sempre me receberam bem e que fazem com que eu sinta que estou sentada à mesma mesa. A esses, os que eu conheço e tenho nos meus olhos, só posso agradecer e dizer que, se não fossem bons blogues e boas pessoas eu não os visitaria.

Um bem haja a todos/as e um bom Domingo, doce como o chocolate!


No blog Quattro ragazze brasiliane nella cucina italiana encontram uma votação aberta para decidir qual a melhor receita do desafio da Polenta. Passem por lá e votem na que gostarem mais :) A minha Polenta Doce está lá!

publicado por Ameixinha às 17:00 | link do post | comentar | partilhar