Pão de queijo

Modéstia à parte, acho que os meus primeiros pães de queijo ficaram bem bonitos e nem foram daqueles que se compram congelados e é só meter ao forno. Não! Eu fiz tudo com as minhas mãos e não achei nada fácil amassar algo que se agarra aos dedos como um condenado se agarra à vida :)

Sou uma grande apreciadora de queijo, isso é ponto assente e sabia que mal provasse pão de queijo ia apaixonar-me perdidamente. Enganei-me redondamente. Não achei piada nenhuma ao sabor do pão quente ou morno. Sabia-me a tudo menos a queijo e isso não tem piadinha nenhuma. Talvez tenha sido do queijo que eu usei, a receita não referia a "espécie" e eu usei o limiano que tinha em casa e que é um queijo que gosto bastante.

A receita foi aprovadíssima por todos cá em casa, eu fui a única desiludida. Porém, achei que estava perfeito (só sobrou um) no dia seguinte! É mesmo à pobre, adoro comida ressessa :)

Ingredientes:
500 gramas de polvilho
2 chávenas de leite
1 chávena de óleo
4 ovos
2 chávenas de queijo ralado
sal a gosto

Preparação:
Ferver o leite com o óleo e o sal, e escaldar o polvilho.
Deixar arrefecer.
Acrescentar os outros ingredientes e amassar bem.
Fazer bolinhas e cozer em forno quente.


A receita foi retirada do saco de polvilho que comprei. Para já não vou repetir a receita, dá demasiado trabalho para serem comidos ressessos he he Além do mais, quando escaldo o polvilho no leite, fica com um cheiro tão intenso a borracha queimada que a minha cozinha parece uma central de recauchutagem :)
Quando me passar o trauma, volto a tentar com um queijo mais adequado, tipo parmesão ou mozzarella.
Não me lembro bem quantos pães deu a receita, mas foram cerca de 18-20.

Boa semana a todos. Estou quase recuperada da constipação, só me falta perder aquela voz manhosa com que se fica quando se está com o canal entupidinho :)
tags: ,
publicado por Ameixinha às 20:00 | link do post | comentar | partilhar