Cannelloni transformado em lasanha


As Quatro ragazze brasiliane nella cucina italiana lançaram um novo desafio. Depois da Polenta veio a Pasta. Como grande adepta de massas que sou, tinha que participar e convido desde já os visitantes a publicarem um prato de massa e enviarem a publicação para este e-mail.

Aproveitem que a crise económica ainda não chegou e contribuam com massa que, pelos vistos, até o Bush gosta... ai não que não gosta!!! No bolso todos gostamos... mas é mais o que sai do que o que entra!

Adiante... deixemo-nos de desgraças e vamos tirar a barriga de misérias com la bella pasta!

Ora, como me é normal, tive mais uma aventura culinária que envolveu muito palavrão com sotaque nortenho... porque eu não sou obrigada a engolir certas coisas sem retorquir e insultar! ;)

Estava eu tão contente para pôr a mão na massa que fui tentar fazer uma coisa nova que nunca tinha feito. Os cannelloni são muito lindinhos, todos enroladinhos como se estivessem tímidos. Pois, pois, o que eles querem é que lhes enfiem qualquer coisa no buraco... Perversa eu, já sei ;)

Que se lixe... pelo menos vou sorrindo :)

O que é certo é que ao invés de comprar cannelloni já prontinho, decidi comprar umas placas de lasanha e enrola-las eu mesma. Quem se enrolou fui eu...
Valham-me os santinhos!!! Eu enrolava e os rolos partiam-se todos. A massa era fresca e eu li que não era preciso cozer antes. Mas também não dizia que dava para fazer cannellonis.
Depois de uma sessão imprópria de insultos e de muita massa a voar para o chão e para a bancada... depois dos olhares reprovadores do Zézinho e do Matias... depois da minha mãe ter ouvido que, se calhar, não íamos ter almoço, eu resolvi refazer o meu plano e fazer das placas aquilo para que elas serviam: lasanha!

De cannelloni com frango e nozes passei para lasanha de frango com queijo-fresco. As nozes saíram de cena porque achei que não íamos mesmo ter almoço e não as quis gastar ;)

E saiu isto que podem ver a seguir...


Tem bom aspecto não tem? Mas será que ficou bom?

Primeiro vou contar como fiz, vai a receita original de cannelloni que pode ser transformado em lasanha caso a coisa corra mal. Encontrei-a num livro fantástico que se chama "Boas receitas para uma boa saúde".

Diga-se de passagem que a receita me deixou o sistema nervoso em frangalhos (qual boa receita para uma boa saúde, qual quê?) mas, a receita em si, só tem 465 calorias por pessoa. A receita que se segue é para 4 pessoas mas eu só fiz metade porque eramos duas.


Ingredientes:

75g de miolo de noz picado finamente

175 g de frango cozinhado, desossado, sem pele e picado (usei 175g de peito de frango cozido numa pitada de sal e achei muito pouco até para duas pessoas)

1/4 de colher de chá rasa de noz-moscada ralada

125 gr de requeijão (não usei porque não tinha no hipermercado)

125 gr de queijo fresco

12 cannelloni prontos a rechear (isto foi a minha desgraça!)

30 g de margarina poliinsaturada

30 g de farinha

pimenta-preta moída na altura

4,5 dl de leite magro

1 folha de louro

400 g de tomate pelado de lata picado

30 g de queijo parmesão ralado


Preparação:

1. Guarde uma colher de sopa de miolo de noz. Misture o resto com o frango, a noz-moscada, o requeijão e o queijo fresco e recheie os cannelloni. (Eu lá fiz tudo direitinho e dispus colheradas do recheio nas placas de lasanha, enrolei e coloquei numa travessa. Virei costas e quando olhei estavam os rolos todos quebrados e o recheio a olhar para mim, a pedir que o salvasse.)

2. Para fazer o molho, derreta a margarina em lume brando. Polvilhe com a farinha, tempere com pimenta e deixe cozer um minuto. Deite o leite a pouco e pouco, mexendo sempre, junte o louro e deixe engrossar, sem parar de mexer. Retire o louro (Este molho é o chamado molho béchamel na versão light).

3. Deite o tomate num pyrex e por cima distribua os cannelloni numa só camada. Cubra com o molho e polvilhe com o queijo e o miolo de noz. (Como já disse, cannelloni virou lasanha e, por isso, dispus o tomate e uma placa de lasanha, uma camada de recheio, duas placas de lasanha, uma camada de recheio, duas placas de lasanha e, por fim, o molho, o queijo e substituí as nozes por oregãos secos.)

4. Tape com papel de alumínio e leve ao forno aquecido durante 15 minutos. Destape e deixe alourar por cima durante cerca de 20 minutos.

Resultado: Eu devo dizer que, depois do que aconteceu ao enrolar as placas de lasanha, nunca mais acreditei que a coisa fosse dar certo. Meti a lasanha ao forno e pensei que não ia almoçar. Condenei a lasanha à partida. Aquilo parecia-me que não ia cozer, apesar de cheirar bem e ter bom aspecto. Quando saiu do forno olhamos para a travessa e dissemos: "Seja o que Deus quiser!"

E não é que o Homem estava do nosso lado. Ficou fantástico e a travessa ficou limpinha :)

Mas vou comprar cannellonis e tentar de novo. A lasanha ficou excelente ;)

Participem do desafio... o pior que pode acontecer é terem uma história manhosa como a minha para contar :)


Buona fine di settimana!!! Isto só me falta um Italiano à mesa eh eh

publicado por Ameixinha às 09:00 | link do post | comentar | partilhar