Bolo francês de iogurte

Esta primeira foto ficou muito má, mas apanhei o meu cão a lamber as beiças he he Mostra bem a delícia que é este bolo, não tivesse ele vindo da loja de biscoitos mais famosa da blogosfera :)
Com este bolo participo do desafio do blog Eu sei disso... Mais um para tentar a minha sorte!

Ingredientes:
1 1/2 chávena de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento
uma pitada de sal
1 chávena de açúcar (usei 2/3)
casca de 1 limão (ou outras variações, ver aqui. Usei laranja)
1/2 chávena de iogurte natural
3 ovos grandes
gotas de baunilha
1/2 chávena de óleo (usei 1/3)

Para a calda:
1 chávena de açúcar em pó
2 colheres (sopa) de sumo de limão (usei laranja)

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º C. Unte uma forma e reserve.
Peneire a farinha, o fermento e o sal numa bacia mais pequena e reserve.
Noutra bacia, coloque o açúcar e as raspas de limão e, com as pontas dos dedos, esfregue as raspas no açúcar até ficar húmido e perfumado (este passo é importante). Junte o iogurte, os ovos inteiros e a baunilha, misture bem até ficar uniforme. Junte a mistura de farinha e mexa, sem bater, até estar misturado. Mas não mexa demais senão o bolo fica duro.
Junte então o óleo e incorpore delicadamente com uma espátula grande. Coloque a massa na forma preparada, alise e asse por 50 minutos. Quando pronto, o bolo fica dourado e um palito deve sair seco. Deixe arrefecer sobre uma grade até amornar e desenforme.

Para a calda:
Misture o açúcar com o sumo até ficar um creme ralo. Aplique no bolo, deixando escorrer pelas laterais. Seca em 15 minutos.

Nota:
Fiz a calda, apesar de não se notar na foto, mas a comer fica muito bom.
Para quem acha que eu não saio da cozinha, saibam que em 2010 só entrei na cozinha uma vez. Perdi um bocado os apetites. Por isso, todas as receitas que tenho publicado e muitas outras que por aqui hão-de aparecer, ainda são de 2009. Eu não sou assim tão lambareira :)

Quero agradecer a todos quantos aderiram à campanha de solidariedade para ajudar o Matias. Não estava à espera de em tão pouco tempo surgir tanta gente boa a contribuir para esta causa. Saibam que estou muito agradecida e muito contente por saber que ainda há tanta gente boa neste mundo :)
As actualizações continuam na Colmeia da Abelha e no Só Possuídos, onde vou contando o que se passa com o Matias!
publicado por Ameixinha às 22:00 | link do post | comentar | partilhar