
Têm estado uns dias de Verão bastante amenos e não há porque não ligar o forno. Tem-me apetecido cozer pães, biscoitos e bolos no forno. Até já fiz panquecas e nem é normal eu querer estar de volta do fogão e comer coisas quentes nos dias de Verão.
Vi esta receita no blog
Butter & Sugar que, por sua vez, baseou-se numa receita que viu
aqui. Uma usa o limão e outra usa a laranja. O que interessa é que usem uma fruta cítrica.
As sementes de papoila são opcionais, eu gosto do crocante. Para quem não sabe, podem ser encontradas em qualquer loja de produtos naturais ou ervanárias. Nos supermercados nunca encontrei. Não achei nada caras e duram bastante tempo. Não acrescentam sabor às receitas, na verdade não cheiram em sabem a nada, são apenas usadas pela crocância que atribuem à comida.
Este bolo fica denso e ligeiramente húmido, muito bom para ser servido com natas batidas ou com gelado. Eu apenas salpiquei açúcar em pó mas, acho que uma bola de gelado de baunilha ia ficar a matar. Quem quiser também pode fazer uma calda com sumo de limão ou laranja e açúcar. É só levar ao lume até derreter o açúcar e, depois deitar por cima do bolo saído do forno.
Infelizmente continuo a não ter uma arca frigorífica e gelados estão fora de questão.
Ontem sonhei que andei a correr para trás e para a frente, estou capaz de jurar que andei a correr atrás dos tios para eles me fornecerem a arca he he
Hoje parece que me passou um camião por cima... estou de rastos!
Aqui fica a receita.
Ingredientes:
1 chávena de farinha integral
1/2 chávena de farinha normal
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1 chávena de iogurte natural
2/3 chávena de açúcar (usei baunilhado)
3 ovos grandes
2 colheres (chá) de zest de limão (2 limões) ou laranja
1/2 colher (chá) de extracto de baunilha (não usei)
1/2 chávena óleo vegetal
1/3 chávena de sumo de limão ou laranja
1 colher (sopa) de sementes de papoila
Medida da chávena de 240 ml
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma com manteiga e farinha e cubra o fundo com papel vegetal.
Peneire as farinhas com o fermento e o sal para uma bacia. Noutra bacia, junte o iogurte, o açúcar, os ovos e o zest de limão ou laranja. Vá adicionando os ingredientes secos aos poucos. Com uma espátula, junte o óleo vegetal até estar incorporado e as sementes de papoila. Coloque a massa na forma e leve ao forno por 50 minutos ou até a massa estar pronta e dourada.
Continuação de boa semana :)