Bolo de caramelo e outra estória

O desafio do mês de Outubro no fórum Receitas da Amizade, cuja "proprietária" é a nossa querida Belinha, consistiu na troca de receitas entre participantes. A minha companheira foi a Sílvia, que fez os bifes de perú em molho aveludado que eu já tenho postado aqui.

Eu preferi fazer um bolinho porque estou numa fase de pasteleira :)

E olhem que foi uma boa escolha, um bolinho de caramelo com cobertura de amêndoa.

Ao princípio não era para fazer porque a amêndoa é um bocadito cara, mas fui à feira buscar café e um raspador de legumes e encontrei na mesma banca, 125gr de amêndoa palitada a 1€ e trouxe.
Agora vou fazer um intervalo e contar uma das minhas estórias he he

Depois de ir buscar o café, o raspador e a amêndoa, uma das minhas amigas decidiu voltar para casa de autocarro. Fiquei logo de pé atrás... odeio andar de autocarro e em meio hora faziamos o caminho a pé para casa. Estávamos à espera do transporte e começam a aparecer os miúdos vindos da escola, dezenas deles. Começei logo a pensar que as pessoas mais velhas que ali estavam não iam ter lugar sentado. Vai daí e lancei um comentário para o ar, em tom audível: Se os meninos fossem gentis, iam deixar as pessoas mais velhas entrarem primeiro. Era bom não era? O autocarro chegou e eles entraram como se não houvesse amanhã. Duas meninas ficaram para o fim, depois de me terem ouvido dizer a mesma coisa (eu sou persintente, insistente, chata, teimosa e tudo porque estas atitudes aborrecem-me) e eu estava ali a fumegar!

Quando entramos todos já não havia lugar para ninguém! Lá fomos de pé e eu não me calava, continuava com a minha, a dizer que se fossem simpáticos deixavam as senhoras mais velhas sentarem-se porque até iam sair pertinho e tal... Aquilo parecia um monólogo, olhavam para mim como um burro olha para um palácio (tenho-me em boa consideração ok? he he) e quando estava prestes a sair, perdi o amor ao raspador e disse: Se fossem meus filhos, levavam todos com o raspador na cabeça!!! E mais nada que eu cá não engulo estas coisas nem fico a remoer os assuntos. O meu coração está perto da boca ;)

O pior de tudo é que:

1º: de nada serviu, mas saí com o pensamento de que um dia, quando forem mais velhos e quiserem um lugar sentado, hão-de lembrar-se da miúda franzina que lhes tentou abrir os olhos para o futuro. Agora meus meninos... aguentem-se à bronca e amarrem-se bem para não caírem nas curvas he he E não levam fatia de bolinho porque não merecem!

2º: Levamos exactamente meia hora de autocarro para chegar a casa. Compensa muito mais ir a pé e ainda reforça os glúteos e as pernas :)
Para quem for bonzinho e quiser experimentar aqui vai a receita:


150gr. manteiga (usei óleo)

2 chávenas de farinha

2 chávenas de açúcar

1 chávena de leite

2 colheres de chá de fermento

5 ovos

Vai uma chávena de açúcar a queimar (não muito), no fim junta-se a chávena de leite e deixa-se arrefecer.
Bate-se a manteiga com a outra chávena de açúcar, juntam-se as gemas e o caramelo frio e as claras em castelo, e por fim a farinha peneirada.

Unta-se uma forma com manteiga e polvilha-se com farinha e vai ao forno cerca de 35 minutos.

Cobertura:

150 gr. açúcar (usei 100)

150 gr. amêndoa (usei 125)

150 gr. manteiga (usei 100)

3 colheres de leite

Mistura-se tudo num tacho e vai ao lume cerca de 7 minutos, até ficar com tom de caramelo (o meu não ficou bem com tom de caramelo, para a próxima queimo um bocadito o açúcar e só depois junto a manteiga, a amêndoa e o leite). Se estiver muito espesso, junta-se um pouco de leite para se poder espalhar melhor no bolo.


Adorei o sabor deste bolo, dá um bocadito de trabalho a preparar mas vale bem o tempo e o esforço :) Ele fica fofinho e molhadinho (embora não pareça) por causa da cobertura que leva!
Esta fatia vai para todas as mães que educam os filhotes a darem o lugar às pessoas mais velhotas nos transportes públicos :)

Bom fim de semana!
Nota: Já devem ter notado que o prato é quase sempre o mesmo. Como só tenho dois pratos onde cabem os bolos, se não é um é outro he he
publicado por Ameixinha às 14:00 | link do post | comentar | partilhar