
Andei à procura de uma receita para fazer um bolo e estive indecisa até ao último momento. É um bolo simples de fazer, com recheio simples e cobertura simples. Como não sou grande fã de chantilly optei pela cobertura em glacé real e por um recheio de leite condensado. O bolo, esse, é uma receita de floresta negra.
Não vos posso dizer se ficou bom e ainda não tirei foto do interior porque ainda não o comemos. Mas deixo já ficar a receita e depois digo se ficou tão delicioso como eu penso :)
Fica um bolo baixinho e, quem quiser um bolo alto terá que dobrar a receita.

Ingredientes para o bolo:
100 g de chocolate para bolos
150 g de manteiga
150 g de açúcar
4 ovos
50 g de miolo de amêndoa ralado, farinha, maisena e pão ralado (não tinha pão ralado e usei 75g de farinha e 75 g de maisena)
1 colher de chá de fermento
Ingredientes do recheio:
Meia lata de leite condensado
25 g de manteiga
Ingredientes da cobertura:
1 clara de ovo
125 g de açúcar em pó
1 colher de sopa de sumo de limão
Preparação:
Comece por fazer o bolo (eu fiz o meu ontem à noite) derretendo o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Bata a manteiga com o açúcar. Separe as gemas das claras. Misture o miolo de amêndoa com as farinhas, o fermento e o pão ralado. Junte ao creme seguido das gemas de ovos e do chocolate arrefecido.
Bata as claras em castelo e junte à massa.
Aqueça o forno a 180º C. Deite a massa na forma sem buraco, untada e meta na parte de baixo do forno por 45 minutos. Retire e deixe repousar.
Corte o bolo em duas camadas.
Para o recheio, leve o leite condensado com a margarina ao lume até que esta derreta. Coloque sobre a metade do bolo e espalhe. Cubra com a outra metade.
Prepare o glacé juntando à clara o açúcar e o limão. Bata até ficar espesso. Coloque sobre o bolo de modo a cobri-lo todo e espalhe.
Para a decoração usei amêndoa ralada e nozes pecãs. Uma grande mistura mas acho que até não ficou mal :)
Vou tentar tirar uma foto ao interior do bolo e depois venho cá colocar no post para vocês verem.
Notas:
Receita do bolo e da cobertura retirada do livro "Bolos" da Civilização.