Bolo-rainha

Receita baseada nesta da STA e feita do mesmo modo que a receita de bolo-rei da revista Lusitana de Natal. Ou seja, levedou três vezes. Comecei a fazer a massa às 10 da manhã e o bolo-rainha foi o último a sair do forno, por volta das 5 da tarde!
Na altura de partir, ficou tudo desconfiado, será que está bom? Tem bom aspecto mas vamos lá ver se é como os de compra! E eu indignada: Será que está bom? Tem obrigação de estar maravilhoso depois de três levedações e tantas horas a preparar!
Depois de provarem disseram que estava delicioso e eu achei que me estavam a gozar! Mas não, ficou mesmo muito muito bom! A partir de agora não há cá bolos de compra cá em casa, nem sequer bolo-rainha. Tenho o orgulho de dizer que fiz todos os doces e todos terem ficado muito bons :)
Fiz algumas alterações no modo de fazer e juntei uns pedacinhos de chocolate negro e de leite que tinha e precisava de usar. Ficou ainda melhor assim!

Ingredientes:
raspa de casca de laranja e limão
100 g de açúcar
50 g de sumo de laranja e limão (na totalidade)
50 g de leite
50 g de manteiga
1 ovo
2 colheres (sopa) de vinho do porto
20 g de fermento de padeiro
1 pitada de sal
350 g de farinha
Frutos secos q.b . (usei nozes, amêndoas, pinhões, amendoins e avelãs. Reserve algumas para a decoração)
1 ovo batido
pedacinhos de chocolate q.b.
açúcar e canela q.b.
açúcar em pó
geleia de alperce para pincelar
Preparação:
Dissolva o fermento no leite morno e deite-o na cuba da MFP juntamente com o sumo e a raspa de laranja e limão, a manteiga, o ovo, o açúcar, a farinha e o sal. Programe o ciclo "massa" e deixe terminar.
Depois junte o vinho do porto (usei tinto por isso a massa ficou mais escura) e os frutos secos. Programe novamente o ciclo "massa" e deixe terminar o programa.
Estenda a massa com as mãos (é bastante maleável e não se pega aos dedos) e espalhe uma mistura de açúcar e canela por cima da massa (este pormenor deixa o recheio mais húmido) e os pedacinhos de chocolate. Enrole, dê a forma desejada (eu deixei assim mas podem dar a forma tradicional de bolo-rei com o buraco no meio), coloque-a no tabuleiro e deixe levedar mais uma vez até dobrar de volume. Pincele com o ovo batido, decore com os frutos secos que reservou, uns pedacinhos de chocolate e polvilhe com porções de açúcar em pó.
Leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC por 30 a 35 minutos. Retire e pincele com geleia.
Lembram-se que os meus Brownies de mascarpone estavam a concurso no blog Bagunça na Cozinha? Pois bem, já estão publicados e podem passar por lá e deixar um comentário. Quem ganha é quem tem mais comentários. Portanto, se gostaram, comentem de vossa justiça :)
O Matias continua por cá, uns dias melhor, outros pior. Ainda tem perdas de força e fica estendido no chão como se estivesse desmaiado. Hoje ainda não teve nenhum badagaio mas, o dia ainda vai a meio. Ando num desassossego que não desejo a ninguém. Mas continuo com a fé inabalável de que um dia isto vai melhorar e ele vai ser um gato feliz com uma dona ainda mais feliz :)
Obrigada a todos pela força e pelo carinho!
publicado por Ameixinha às 14:58 | link do post | comentar | partilhar