Bolo de courgette e alfarroba


Mal o vi disse que o fazia mas não tinha alfarroba em casa, decidi que o fazia com cacau. Afinal, no dia seguinte, aproveitei a ida ao supermercado e trouxe um pacotinho de alfarroba. Tá feito e está saboreado. Em tempo de courgette, o Cinco Quartos de Laranja é um dos melhores blogs para ir buscar inspiração. Não fosse a maldita da virose ter-me apanhado, eu já tinha dado cabo de todas as courgettes caseiras que me têm chegado cá a casa por mãos de vizinhas generosas :) Assim, resta-me pedir muito que elas não se estraguem para não ter que as deitar fora e poder experimentar mais umas quantas sugestões.

Ingredientes:
4 ovos
350 g de açúcar (usei 200 g)
125 g de manteiga sem sal
1 pacote de açúcar baunilhado
1 dl de leite
40 g de farinha de alfarroba
1 courgette grande ralada (aproximadamente 320 g)
250 g de farinha com fermento
1 colher (chá) de canela
1/4 colher (chá) de noz moscada
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
50 g de amêndoa ralada com a pele (podem usar nozes ou avelãs)

Ingredientes:
Bater a manteiga com o açúcar. Junte os ovos e mexa. Adicione o açúcar baunilhado e mexa. Junte a farinha de alfarroba, courgette ralada, bicarbonato, noz-moscada, canela e farinha. Mexa bem. Por fim, adicione a amêndoa.
Coloque numa forma untada com margarinha ou spray. Leve ao forno pré-aquecido a 190º C durante aproximadamente 40 minutos. Antes de retirar do forno, verifique com um palito se está cozido.

Vão lá ver o bolo ao Cinco Quartos de Laranja, a minha foto não lhe faz justiça. Precisava do electrodoméstico da Moira a tempo inteiro.
Bom fim de semana a todos, divirtam-se muito ;)
publicado por Ameixinha às 16:00 | link do post | comentar | partilhar