Depois de um
bolo de maçã com iogurte, nada melhor que um bolo de iogurte e maçã! Que vos parece? É uma fixação :) Mas, embora os nomes sejam semelhantes, diferem no resultado, até porque os ingredientes não são os mesmos!
Tenho tantas receitas guardadas de bolos de maçã que quero fazer, que acho que uma vida não me vai chegar para testá-las a todas!
A maioria das vezes tenho que vir para o pátio, de modo a tirar uma fotografia em condições. O meu animal mais velho às vezes é apanhado com cara de quem dava tudo para uma lambidela no bolo. Mais uma vez, foi apanhado a olhar para o prato com focinho de pedinchão :)
Usei maçãs de diferentes qualidades, umas ficaram transparentes e outras amarelas, dá para ver na foto abaixo, até parecem pedacinhos de manga. A receita foi retirada de uma embalagem de açúcar RAR e fi-lo numa forma com 18 cm de diâmetro. Pequeno, com um sabor bem concentrado e uma película crocante por cima, uma delícia ao lanche!
Ingredientes:
250 g de farinha de trigo (usei farinha de trigo e farinha de trigo integral)
2 iogurtes naturais
200 g de açúcar amarelo (usei 180 g)
1 banana madura
1 colher (chá) de fermento em pó
1 chávena de óleo (usei 1/2)
3 ou 4 maçãs
passas de uva q.b. (não usei)
Preparação:
Misture a banana esmagada com o açúcar. Adicione os iogurtes, junte a farinha, o fermento e o óleo. Corte as maçãs em pedaços pequenos e incorpore-os na massa juntamente com as passas. Unte uma forma (usei papel vegetal) e deite a massa. Leve ao forno a 200ºC durante cerca de 40 minutos. Polvilhei com açúcar em pó apesar da receita não o mencionar.
Como o friozinho voltou outra vez, nada melhor que um bolo de maçã caseiro e morno! Quem me dera a esta hora estar a comer uma fatia destas :)
Continuação de boa semana a todos!