Quem gostar da massa alta e fofa, tipo pizza hut, vai deliciar-se com esta receita que eu retirei
daqui. Há muito tempo a
Cris publicou a versão salgada e, posteriormente, a versão doce. Para já só experimentei a salgada e fiquei impressionada com o resultado. Uma massa que não precisa de amasso nem levedação. Simplesmente perfeita :)
Vem aí o fim de semana, pelos vistos vai ser bastante mais frio e até chuvoso, metam-se na cozinha, misturem os ingredientes, liguem o fogão e saboreiem a pizza ao som de uma bela melodia. No meu caso, vão ser as músicas para o casamento da semana que vem. Credo! Cá para mim, quando as "coironas" abrirem a goela... Cristo vai despregar-se da cruz e anunciar o fim dos tempos :)
O que me vale é que os ensaios são divertidos com o pessoal a cantar cada um para seu lado he he Só visto, gravado ninguém acredita! Ainda vamos todas parar ao youtube, caso o senhor da câmara de vídeo se lembre de fazer isso.

Ingredientes:
1 envelope de fermento para pão ou 1 colher de sopa (usei uma colher de sopa de fermento de padeiro fresco)
1/2 chávena de água morna
1 colher (sopa) de açúcar
2 chávenas de buttermilk (adicionar 2 colheres de vinagre ao leite - deixar 10 minutos de repouso) ou iogurte (usei iogurte)
1/2 colher (chá) de bicarbonato
5 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
1/2 chávena de óleo
5 chávenas de farinha de trigo (usei 4 de farinha tipo 65 e 1 de farinha de centeio)
Preparação:
1) Dissolva o fermento e o açúcar na água morna. Adicione os ingredientes restantes na ordem indicada (de preferência acrescente 1 chávena de farinha antes de juntar o óleo) e mexa bem. A massa fica macia e não é preciso sovar, apenas incorporar tudo.
2) Coloque a massa num recipiente untado com óleo, tampe e guarde no frigorífico por até 10 dias para usar aos poucos ou imediatamente.
Eu usei a massa para uma pizza do tamanho do tabuleiro do forno e para uma baguete e um pãozinho pequeno, tal como se vê na foto.
Para a pizza fiz assim:
Separe 1/4 da massa ou o suficiente para uma forma e abra numa superfície com muita farinha, deixe com 1 a 1,5 cm de altura.
Polvilhe sobre a massa um pouco de sal e alecrim. Asse em forno aquecido a 230°C por 15 a 20 minutos ou até começar a dourar. A massa fica alta. Enquanto a massa está no forno prepare a cobertura de sua preferência. Usei tomate ralado, oregãos, queijo limiano ralado, um pimento vermelho pequeno cortado em tiras e pedacinhos de bacon.
Para o pão é só agarrar no resto da massa e moldar, com ajuda de farinha para não colar aos dedos, a forma pretendida. Levar ao forno pré-aquecido até dourar.
Devo dizer que o pão fica ainda melhor no dia seguinte. Fiz o teste e durou três dias permanecendo macio. Não durou mais porque acabou. Acredito que dure mais uns dias sem ficar rijo. O iogurte na massa deixa-a bem macia e muito saborosa.
Fiz em forma de baguete para depois de ficar duro fazer umas fatias de pão de alho, mas foi impossível. O pão não ficou duro e fui comendo com compota de figo, dica da
TitiSu :)
Quero também deixar um recadinho. A minha parceira
Nana, fez o favor e a gracinha de compilar algumas receitas em e-books, para que todos possam fazer o download e tê-las mais à mão. Podem ver e fazer o download
aqui de algumas das receitas já publicadas no
Intercâmbio Culinário e outras
aqui, são receitinhas feitas pela Nana desde que iniciou o blog dela e em forma de comemoração do primeiro aniversário do Manga com Pimenta.
Tenham um bom fim de semana :)