Esparguete com grão, courgette e gremolata de pão


Voltei às cápsulas de óleo de fígado de bacalhau. Depois de uma tarde no hospital receitaram-me "reiki ou ioga" para o sistema nervoso. Ainda me lembro de quando os médicos eram médicos, agora parece que estão mais virados para as terapias alternativas. Para além disso, estou a tomar o mesmo ansiolítico que o meu excelentíssimo e possuído gato. Decidi que óleo de fígado de bacalhau é melhor, pelo menos é mais natural. Reiki e ioga não faço, a coisa é muito parada e dá-me nos nervos, coisinha que eu já tenho aos pulos!
Não sei que diga, se eu não voltar... telefonem para os hospitais psiquiátricos, ok? Se me quiserem visitar já sabem: uma courgette, um chocolatinho, vá lá... um raminho de flores e eu prometo que vos recebo ;)

Ingredientes:
2 colheres (sopa) + 2 colheres (chá) de azeite
4 dentes de alho, divididos
1 chávena de pão em pedacinhos (integral ou outro)
zest de 1 limão
2-3 colheres (sopa) de salsa
3 courgettes médias, partidas a meio e cortadas em meias luas
1/2 colher (chá) de flocos de pimenta
sumo de 1/2 limão
425 g de grão de bico, cozido
1/2 colher (chá) sal
pimenta preta q.b.
240 g de esparguete (integral ou "normal")

Preparação:
Para a gremolata de pão aqueça as duas colheres de sopa de azeite numa frigideira, adicione metade do alho e saltei-e por 1-2 minutos. Adicione o pão, o zest de limão e a salsa. Cozinhe, mexendo frequentemente, por 5 minutos ou até que esteja dourado e crocante. Reserve.
Aqueça o restante azeite numa frigideira larga. Adicione a courgette, os flocos de pimenta e cozinhe em lume médio, virando com uma espátula até que a courgette comece a ficar dourada (cerca de 10 minutos). Adicione o restante alho durante cerca de 3 minutos. Junte o grão, sumo de limão, sal e pimenta preta moída.
Entretanto, cozinhe a esparguete. Coe e reserve 3/4 de chávena de água da cozedura e adicione à courgette, cozinhando por mais 2 minutos. Combine a massa com a courgette, mexendo gentilmente. Sirva com a gremolata e um fio de azeite.


Notas:
Receita retirada do blog What Would Cathy Eat?
Usei pão integral e pão branco.
Substituí os flocos de pimenta por pimenta de espelta.
Cozi primeiro o grão na panela de pressão, mas podem usar grão enlatado e drenado, tal como a autora usou.
publicado por Ameixinha às 22:00 | link do post | comentar | partilhar