Queijadas de leite

Será válido chamar "queijadas" a bolinhos que não levam queijo? Não sei e não sou ninguém para ser purista ao ponto de criar um outro nome para algo tão bom, que até me leva a deixar nomes para segundo plano.
Mas - e aí vem estória - sempre que penso em queijadas, lembro-me de um episódio fabuloso que vivi nesse local maravilhoso que se chama de Sintra :) Depois de uma viagem atormentada pelas inúmeras curvas que me enjoaram, visitamos o Palácio da Pena, passeamos pela vila mais romântica de Portugal, tudo com uma magia e uma cor fenomenal. À vinda para casa, paramos numa pastelaria para provar as queijadas finas, centenárias, famosas e muito boas. Guardo a embalagem zelosamente, não por ser bonita mas porque ao ler os ingredientes, tive um ataquezinho de riso. Em português os ingredientes são: açúcar, farinha, ovos, queijo e canela; em inglês são: sugar, flewer, eggs, chesse, cinnamon; em francês são: sugre, ouels, fromage, cannelle.
Infelizmente não consigo instalar o scanner no computador, porque adorava mostrar-vos isto. Só queria ver a cara dos estrangeiros a lerem aquilo que estão a comer, quando compram as queijadas finas nesta pastelaria, que não vou referir porque não me pagam para isso ;)
Estas queijadas que fiz não levam chesse mas ouels, sugre e flewer não faltam!

Ingredientes:
0, 5 l de leite magro
25 g de manteiga
400 g de açúcar
100 g de farinha
4 ovos
manteiga, farinha, aroma de baunilha e açúcar em pó q.b.

Preparação:
Unte pequenas formas com manteiga e polvilhe-as com farinha.
Ligue o forno a 200º C e coloque dentro um tabuleiro com água. Aqueça o leite com a manteiga. À parte, junte o açúcar com a farinha e os ovos e mexa bem. Adicione o leite, em fio, e aromatize com umas gotinhas de aroma de baunilha. Verta o creme nas forminhas e coloque-as dentro do tabuleiro. Coza, em banho-maria, por cerca de 30 minutos. Desenforme ainda mornos, deixe arrefecer, polvilhe com açúcar em pó e sirva-as frescas.

Notas:
Diminuí a quantidade de açúcar para 300 gramas.
Uso extracto caseiro de baunilha em vez do aroma ou da essência.
Com o Spray Espiga torna-se mais prático untar as forminhas.
Pode adicionar-se à massa 60 g de miolo de amêndoa moído.
Vi a receita na revista "Segredos de Cozinha" nº830 de 2001.

Bom fim de semana!
publicado por Ameixinha às 11:35 | link do post | comentar | partilhar