Bolo de Cenoura e Laranja


Só vou dizer uma coisinha muito simples e clara: um dos melhores bolos que já fiz até hoje e tem a particularidade da receita estar no livro "cozinha vegetariana saudável" da Janet Swarbrick. Portanto, não venham outra vez com a mania da dieta porque este não representa grande perigo e é melhor do que aqueles que levam carradas de açúcar!
Outra coisinha: o meu bolo ficou mais bonito do que o da foto do livro mas, como eu não julgo nada pelo aspecto, tratei de o fazer e o resultado foi simplesmente saboroso. Atrevam-se!

Ingredientes para 10-12 fatias

2 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de melaço (cá não encontro disso então aumentei a quantidade do mel)
2 ovos
2-2 1/2 chávenas de cenouras, descascadas e raladas
raspas da casca de uma laranja
1 colher sopa de sumo de laranja (usei mais- se virem que a massa está muito compacta, juntem mais sumo de laranja)
2 1/4 chávenas de farinha de trigo integral
4 colheres de sopa de gérmen de trigo
1 colher de chá de canela
1 pitada de sal
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de bicarbonato de sódio

Preparação:
Ligue o forno nos 190ºC.
Bata o óleo, o mel, o melaço e os ovos. Junte a cenoura, as raspas da casca de laranja e o sumo.
Misture os ingredientes secos e junte a mistura de cenoura. Misture bem. Deite para uma forma untada e enfarinhada com cerca de 22 cm.
Leve ao forno durante cerca de 30 minutos ou até estar pronto. Deixe arrefecer durante 10 minutos na forma, depois retire da forma e deixe arrefecer completamente numa grelha.
Polvilhei com açúcar em pó mas na receita não diz.

Quantidade de calorias por porção: 114; calorias de gordura: 36




Diz que Natal é quando nos apetece e eu continuo a receber presentes, fabulásticos por sinal. A minha cozinha está ainda mais impregnada do aroma a Canela :)

Ora vejam este embrulho que me chegou às mãos.



Dá para adivinhar quem foi que enviou, certo? Partilhamos blogs com canela e eu já lhe tinha dito que, quando crescer, quero ser como ela :) Verdade, verdadinha!
Obrigada por tudo, é tão precioso para mim que estou a pensar bem como vou utilizar estas coisas fantásticas! Confesso que a minha mãe já usou um bocado de fio para pendurar um quadro do meu irmão que se estatelou no chão. Agora o fio faz parte de uma obra de arte he he
Abraços!
tags:
publicado por Ameixinha às 22:00 | link do post | comentar | partilhar