Barritas

Barritas

Regresso às aulas, ao trabalho, regresso à rotina, ao stress diário, aos patrões possuídos, aos intervalos demasiado curtos, aos lanches que quase não chegam ao estômago de tanta pressa em comer para ainda ter tempo de ir à casinha fazer um xixi. Esta vida é uma seca cinco dias por semana :)
Sejam vocês adolescentes esfomeados, jovens académicos, donas de casa, senhoras trabalhadeiras ou dótores com a mania das grandezas, não deixem de ter uma barrita de cereais para acalmar o estômago a meio da manhã ou da tarde. Pode salvar vidas ou, pelo menos, ajudar a passar os dias manhosos. É que o doce nunca amargou.

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
250 g de flocos de aveia
75 g de coco ralado
100 g de arandos secos
125 g de sementes variadas (papoila, gergelim, girassol, abóbora, etc)
125 g de amendoins sem sal

Preparação:
Pré-aqueça o forno a  130 ºC e unte uma forma de 23x33x4 cm, ou use uma forma descartável.
Aqueça o leite condensado numa caçarola.
Entretanto, misture todos os outros ingredientes e junte-os ao leite condensado, usando uma espátula de borracha ou de madeira para misturar e distribuir.
Espalhe a mistura na forma e calque com a espátula ou com as mãos (usando luvas de vinil descartáveis para impedir que se cole aos dedos), para uniformizar a superfície.
Coza durante 1 hora, retire do forno e, cerca de 15 minutos mais tarde, corte em quatro na vertical e em quatro na horizontal, para fazer 16 barras compactas. Deixe arrefecer completamente.

Notas:
Receita retirada do livro "Na cozinha com a Nigella".
São super fáceis de fazer e rendem bastante. Das vezes que fiz obtive mais que 16 barras, mas depende também do tamanho em que são cortadas.
Guarde as barritas numa lata, aguentam-se durante alguns dias.

publicado por Ameixinha às 13:45 | link do post | comentar | partilhar