Bolo de cenoura

Eu até gostava de ter tirado uma fotografia do bolo inteiro, mas quando acordei de manhã já o encontrei neste estado! Formigas que vivem cá em casa e, mesmo enfiando o bolo no tabuleiro do forno... elas orientaram-se pelo cheiro, só pode :)
Retirei esta receita do livro da Larousse dedicado aos "Lanches". 
Para primeira receita escolhi algo que me remete à infância, um bolo de cenoura enriquecido com avelãs e juntei-lhe também amêndoas. Apenas achei que 25 cl de óleo é um exagero. Aconselho a diminuírem a quantidade senão a coisa vai ficar super gordurosa e ninguém há-de gostar disso.
Tenho uma tia que diz que não come bolos feitos com óleo mas, em casa dela, costuma fazer daqueles bolos de pacote que se compram nos hipermercados. Lendo os ingredientes, todos sabem que os preparados contêm óleo na composição, mas quem não vê não peca e a minha tia não deve ler a informação que esses produtos trazem :) Como ela não me viu fazer o bolo, comeu umas quantas fatias e só dizia: "Não me digam o que o bolo leva que eu não quero saber!" :) Acho que lhe estava a saber muito bem! 

Ingredientes:
250 g de cenoura
2 ovos
125 g de avelãs moídas (usei metade avelãs e metade amêndoas)
25 cl de óleo (10 cl é suficiente, na minha opinião)
100 g de açúcar
50 g de farinha
10 g de fermento
manteiga para a forma 
sal

Preparação:
Ligue o forno a 180ºC.
Lave as cenouras, descasque-as e rale-as.
Bata os ovos, junte-lhes as cenouras, as avelãs, o óleo, o açúcar, a farinha e o fermento. Tempere com um pouco de sal. Misture bem até formar uma massa.
Verta o preparado para uma forma untada com manteiga (também forrei com papel vegetal). Leve ao forno durante 40 minutos. Deixe arrefecer na forma. Desenforme e sirva.
Decorei com açúcar em pó polvilhado sobre um stencil que uma amiga teve a amabilidade de me oferecer. Obrigada!

Nota do livro: Esta receita foi levada pelos pioneiros alemães para os Estados Unidos da América onde, ainda hoje, é muito popular! 
Realmente, alguns norte-americanos são mesmo gordurosos he he Não se ofendam, eu disse alguns!! 
Acho que, tal como o pão, a farinha deles deve absorver mais líquidos e precisar de mais óleo. Por isso, senti necessidade de diminuir o óleo porque a receita pede pouquíssima farinha! A não ser que prefiram manter o óleo e aumentar a farinha. É uma escolha de quem quiser provar este bolinho.

Boa semana a todos, mesmo com tanta chuva e frio :)
tags:
publicado por Ameixinha às 00:15 | link do post | comentar | partilhar