Massa com molho de couve-flor e courgette


Siga para bingo! É o que dizemos aqui quando decidimos ir em frente e eu vou em frente com os pratos de massa com legumes! Na minha opinião vou muito bem, sinto-me bem e isso é o mais importante :)

Mais uma receita retirada do livro de Cozinha Vegetariana Saudável. Os legumes não têm descanso cá em casa, trato sempre de incluí-los nas nossas refeições e tinha uma couve-flor para usar. Não sou grande fã de couve-flor, não me sabe a nada e eu detesto quando não sinto nada... a indiferença mata-me ;)

Na introdução diz que este molho é ideal para servir com esparguete, fettucinne, tagliatelle, macarrão, pappardelle ou mafaldine (mafaldine? Seria a massa preferida da Mafaldinha? Parece he he) - por outras palavras é um molho ideal para servir com massas. Usei um penne integral mais fininho que o normal, gosto muito :)


Ingredientes:

2 colheres de sopa de azeite
1 cebola grande, picada
1 folha de louro
1 dente de alho, esmagado
170 g de couve-flor, dividido em pequenos floretes (quem não gostar pode substituir por bróculos. Quem não gostar de bróculos pode passar ao blog seguinte)
2 colheres de sopa de oregãos frescos, picados
2 chávenas de concentrado de tomate
2/3 chávena de água
sal e pimenta preta, acabada de moer
450 g de courgettes, cortadas às rodelas
10 azeitonas pretas, sem caroço e cortadas em rodelas finas (opcional, eu não usei)
Queijo magro para servir (não aparece na foto mas coloquei depois)

Preparação:

1. Aqueça o azeite num tacho grande. Junte a cebola, a folha de louro e mexa bem. Tape o tacho. Cozinhe durante 5 min em lume muito brando.

2. Junte a couve-flor (cozi os floretes ao vapor durante 5 min antes de juntar, mas na receita não pede) e os oregãos, mexa bem e tape novamente o tacho. Deixe cozinhar durante 5 minutos. Junte o concentrado de tomate, a água, o sal e a pimenta a gosto. Deixe levantar fervura, baixe o lume, e tape o tacho. Mantenha em lume brando durante 15 min.

3. Por fim, junte as courgettes e as azeitonas, no caso de estar a utilizar. Tape e continue a cozinhar em lume brando durante 10 minutos. Prove para verificar os temperos, antes de servir o molho.

A Ana do Blog, que eu não conhecia, Doces & Cia, a Zé do blog Raspas de Laranja e a Moranguita do blog Doces e Companhia ofereceram-me este selo de Mulher Bem Resolvida. Muito obrigada pela distinção :)

Como eu disse à Zé, eu nem sequer sou bem acabada, quanto mais bem resolvida! E não sou mesmo... faltam-me muitas realizações para eu me sentir bem resolvida. Mas entendo o espírito do selo, não sou amarga nem mal disposta por ainda me faltar um grande caminho a percorrer para encontrar a resolução dos meus problemas. Mas enfrento e encaro a vida com um sorriso no rosto (quando não me dá para a gargalhada histérica e esganifada) e acredito que, um dia, vou encontrar o que preciso para ser tão realizada como muitas de vós :)


Esta miúda está um bocadito estranha :) Será assim tão bem resolvida?

Não vou passar este selinho, não conheço ninguém que seja mal resolvido e não me apetece passar a umas e a outras não! A culpa é desta chuva manhosa que teima em cair :) Bom fim de semana a todos!
publicado por Ameixinha às 02:20 | link do post | comentar | partilhar