Courgettes em base


Pois é! Também nunca tinha experimentado courgettes. Quer dizer... experimentei fritas uma vez e, de facto, foi uma má experiência. Esta receita não foi retirada de lado nenhum. Fiz com o que tinha em casa e à medida que ia fazendo ia acrescentando certos pormenores. O resultado nas palavras de quem provou foi: "Isto é mesmo bom!" E era mesmo bom. A repetir.
Fiz para duas pessoas com uma courgette das grandes.

Ingredientes:
1 courgette
1 lata de atum
2 a 3 tomates maduros
2 fatias de pão de forma (usei fatias integrais)
sal q.b.
alho q.b.
cebola q.b.
pimenta preta q.b.
queijo q.b.

Preparação:
Cortar a courgette em 4 pedaços de 6 cm cada. Fazer um canelado na casca das courgettes e retirar o interior reservando as cascas. Numa frigideira colocar o alho picado com a cebola às rodelas finas e deixar refogar em azeite. Juntar o interior da courgette partido aos pedacinhos pequenos, os tomates aos pedacinhos e o atum. Tenperar com sal e pimenta. Deixar refogar por 10/15 minutos. Entretanto colocar as fatias de pão integral numa travessa com uma fatia de queijo em cima de cada uma. Depois colocar em cada fatia dois pedaços da courgette. No final, deita-se o conteúdo da frigideira dentro de cada cilindro de courgette, "rega-se" com queijo ralado e leva-se ao forno a gratinar. Esqueci-me de colocar oregãos mas ficaria ainda melhor.
Como os cilindros da courgette não tinham fundo, optei por colocar o pão para assimilar o "molhinho" que saísse do refogado.
publicado por Ameixinha às 12:10 | link do post | comentar | partilhar