Espinafres com queijo quadriculado - Dia Verde


Há uns tempos atrás, a Nana passou-me esta receita do livro da Ofélia e faz parte da saga Cozinhando com Ofélia... literalmente?!

Como a vida não está fácil, a crise está aí, eu resolvi matar dois coelhos de uma cajadada só (salvo seja, eu adoro os bichinhos e com caçadeira em punho acho que caía para trás ao primeiro disparo), e fiz esta receita também para publicar no dia verde. É hoje!!!

É um belo acompanhamento de carnes e eu servi-o com um caril que irei publicar brevemente. Como ando numa fase desgraçada, alucinada, atrapalhada e malfadada na cozinha esqueci-me de juntar a cebola que pede na receita. Cortei-a em pétalas com muito carinho, coloquei-as numa tigelinha a aguardar a hora de ser usada e depois passou-me uma nuvem negra pelos neurónios e esqueci-me de a usar. Mesmo assim, aconselho a esqueceram a cebola ou a juntarem também uns alhos picadinhos porque o alho dá bastante sabor. Também aconselho a usarem espinafres inteiros, eu usei os picados mas acho que inteiros devem ficar ainda melhor.

Achei o efeito visual fantástico, parecem uns espinafres enclausurados :) Como adoro queijo, ficou perfeito. A Ofélia sabia das coisas!

Já agora aproveito para dizer uma frase que me tem acompanhado desde a infância e que faz bastante sentido neste post:

"Para ter boa musculatura, todo o coelhinho come verdura!"

Não sei se alguém se lembrará, mas foi dita pelo coelho que se chamava Tambor e aparecia no filme do Bambi he he

Digam lá se eu não sou uma pessoa culta? Ui ui!!! Para lá de culta :) E como fico forte depois de comer estes espinafres, é bom que o Tambor desate a correr antes que eu me lembre de pegar na caçadeira ;)



Ingredientes:

750 gramas de espinafres frescos ou 600 gramas de espinafres congelados (usei congelados, picados)
50 gramas de toucinho (usei bacon)
2 cebolas grandes
4 fatias de queijo
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sobremesa de sal
1/2 colher de sobremesa de pimenta branca
1/4 de colher de sobremesa de noz moscada em pó
1 colher de sopa de manteiga

Preparação:

Coloque os espinafres com pouca água na panela e ferva com ela tampada (não coloquei água nenhuma porque os espinafres cozem bem sem água). Corte o toucinho em quadradinhos. Descasque as cebolas e corte-as fininho. Corte o queijo em tiras largas. Aqueça o forno a 250ºC.
Aqueça o azeite com o toucinho. Coloque a cebola e refogue um pouco. Introduza os espinafres, com sal, a pimenta e a noz-moscada, misture tudo muito bem e tire do lume depois de 3 minutos. Alise a superfície dos espinafres. Reparta por cima a manteiga em pedaços pequenos. Forme em cima dos espinafres uma rendinha com tiras de queijo e leve ao forno durante 10 minutos, até que o queijo fique dourado.



Quero agradecer todos estes selos que me foram passados:


A joaninha foi enviada pela Ana. Supostamente temos que indicar 10 pessoas e citar três artesãos que admiramos. Não vou citar 10 pessoas, hoje vou apenas citar uma artesã que merece todo o reconhecimento. Chama-se Adriana e tem um blog chamado Código de Cores. Passem por lá e espreitem :)





Agradeço este belo par de cuecas à Sweet e à Catarina. O gato arrepiado foi também a Catarina que mo ofereceu, mas eu espero que não esteja ninguém desse lado do ecrã assim tão arrepiado... não é esta imagem que pretendo passar :) Tadinho do bichinho!

Obrigadadinha a todas. Passo a joaninha, as cuecas e o gato às gajas boas do encontro na Inbicta, carago! Assim ficam com a colecção completa ;)
publicado por Ameixinha às 09:45 | link do post | comentar | partilhar