Compota de Cenoura


Há uns tempos vi-me com uma abundância de cenouras no frigorífico e isto acontece porque eu e a minha mãe nos separamos no supermercado. Vai cada uma para seu lado e enfiamos as coisas no carrinho que fica parado num determinado local. Acontece que, tanto eu como ela, decidimos que eram precisas cenouras em casa.
Com tanta cenoura decidi que a melhor maneira de despachar 1 kg dela era mesmo numa compota, que foi coisinha que nunca tinha visto nem provado mas que teve nota muito positiva. Goodbye miopia goodbye ;)

Ingredientes:
1 kg de cenouras
1 laranja
400 g de açúcar
8 dl de água
3 colheres (sopa) de passas (não usei)

Preparação:
Descasque as cenouras e corte-as em pedaços pequenos. Corte a laranja ao meio, retire-lhe as sementes e a casca e extraia-lhe o sumo.
Num recipiente antiaderente, coloque as cenouras, o açúcar, a água, o sumo e as cascas da laranja. Leve ao lume brando e vá mexendo de vez em quando, até a cenoura ficar tenra.
Retire as cascas da laranja. Triture e deixe cozinhar até obter um creme espesso. Acrescente as passas, espere que levante fervura novamente e desligue.
Depois de arrefecer, guarde a compota num recipiente limpo e seco.

Notas:
Guardei a compota em frascos esterilizados enquanto ainda estava quente e virei-os para baixo de modo a criar vácuo. Rendeu 3 frascos pequenos.
Se não usarem laranja biológica, lavem-na bem antes de retirar a casca.
Retirei a receita da colecção "Alimentos com História" volume 3.

publicado por Ameixinha às 11:50 | link do post | comentar | partilhar