Saladinha de milho

Está calor não está?
Tem estado tanto calor que eu tenho batido mal da mioleira. Eu fico rabujenta, mal-disposta, com vontade de destruir tudo que me aparece pela frente, sem fome, com muita sede e sem grande paciência para cozinhados. Ontem apeteceu-me rasgar a roupa que, em vão, vestia e despia.

É que só apetece andar como os outros, com umas folhas de videira a tapar as miúdezas. Naquele tempo é que era e eles ainda estavam no paraíso, imaginem se viessem parar a este inferno?! he he

A solução é dedicar-me às saladas frescas e saudáveis a ver se acalma o mau feitio :)
Esta que vos apresento foi inspirada na revista Boa Mesa nº6 de 2004. É muito rápida de fazer e super refrescante. Acho que, em parte, deve-se ao vinagre de arroz que andei meses sem encontrar e, de repente, apareceu-me pela frente :) Com umas sardinhas minúsculas que não deixam vestígios no prato (vai cabeça, vai rabo, vão espinhas, hoje em dia não se pode desperdiçar nada he he) ou uns panadinhos, não há nada melhor e satisfaz perfeitamente. Experimentem que não se vão arrepender!

Ingredientes:
50 g de milho (sugerem de lata mas congelado também resulta, desde que deixem arrefecer)
2 tomates picados em cubos (usei tomate-cereja)
1 pepino picado em cubos (substituí por 1 cenoura)
1 pimento cortado em cubos

Para o molho:
1 dente de alho picado
4 colheres (sopa) de vinagre de arroz (usei 1 colher de sopa)
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (chá) de mostarda de Dijon
1/2 colher (chá) de sal
1/4 colher (chá) de pimenta

Preparação:
Coloque numa tigela o milho, o tomate picado, o pepino e o pimento também cortado em cubos.
Misture todos os ingredientes do molho e regue os legumes.
Deixe descansar por alguns minutos para ganharem sabor.
Sirva fria ou à temperatura ambiente.

Notas:
-Acho mesmo que a proporção entre o azeite e o vinagre não devem estar correctas. Notei-o logo que vi a receita e decidi diminuir a quantidade de vinagre de arroz. Isto vai ao gosto de cada um mas, acho que 1 colher de sopa de vinagre para duas colheres de sopa de azeite é perfeito para nós cá em casa.
-Conserva-se bem no frigorífico. Para 4 pessoas só dá para uma refeição.
-Não é daquelas que aumenta a produção de gás natural. Podem comer descansados :)
publicado por Ameixinha às 14:00 | link do post | comentar | partilhar