Pizza de vegetais

Somos criaturas complicadas e muito frágeis. Embora o meu estômago peça comida, o meu cérebro sabe que, neste momento, não sou capaz de aguentar certos alimentos. Vontade de comer pizza não me falta - até o meu estômago faz barulhinhos ruidosos como que a pedir algo mais substancioso - mas, no fundo, sei que não me iria cair muito bem. Por enquanto, andamos a sopa e pão depois de alguns dias desgraçados, que nos deixaram a todos de cama cá em casa. Nem vou contar os pormenores sórdidos, porque isso poderia levar os mais sensíveis a nem quererem saber desta pizza. Assim que estivermos restabelecidos, será receita a repetir já que não foi esta receita que nos deixou de rastos :)

Ingredientes:

1 quantidade de massa de pizza

Para o molho:
400 g de tomates frescos ou enlatados
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de manjericão ou 1/2 colher (sopa) de manjericão seco
1/2 colher (chá) de açúcar
1/4 colher (chá) de flocos de chili (usei umas gotas de piri-piri com aguardente de medronho)
1 colher (chá) de oregãos secos
sal e pimenta q.b.

Cobertura:
2 pimentos, finamente fatiados
1 cebola, finamente fatiada
125 g de milho
150 g de queijo mozzarella ralado

Preparação:
Faça a massa da pizza e entretanto prepare o molho. Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao lume a ferver, baixe o lume e vá mexendo cerca de 25-30 minutos até o molho engrossar. Ajuste os temperos e transfira para uma tigela para arrefecer.

Transfira a massa da pizza para uma superfície enfarinhada e estenda-a num círculo de 30 cm de diâmetro. Espalhe o molho de tomate e cubra com os ingredientes da cobertura, regue-a com um fio de azeite e leve ao forno pré-aquecido a 230ºC por 10-12 minutos até que a base esteja estaladiça e o queijo derretido.
Sirva quente.

Notas:
Adicionei algumas alcaparras à cobertura e eliminei a cebola fatiada.
publicado por Ameixinha às 15:01 | link do post | comentar | partilhar