
Fotos horríveis, refeição maravilhosa! Mas sem máquina agora vale tudo, tudo aparecerá por aqui, desde que tenha sido apreciado pelos comensais, obviamente :) É que há receitas que são muito boas, mas que eu vou adiando a postagem no blog, porque as fotos ficaram um tanto ao quanto manhosas! Agora é sempre a abrir, a censura deu uma trégua!
Retirei a receita de uma Teleculinária nº 1218 de 2002 e ficou muito boa. É bastante simples, pede ingredientes que todos temos em casa e bem rápida, para aqueles dias em que não apetece estar muito tempo na cozinha ou para quando o tempo nos escapa entre os dedos! Leva mais tempo a gratinar do que a preparar, dando-nos oportunidade para fazer outras coisas como visitar os blogs amigos :)

Ingredientes para 4 pessoas:
400 g de esparguete (usei integral)
sal e picante q.b.
1 fio de óleo (usei azeite)
1 dl de azeite
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
600 g de tomates maduros (usei tomate enlatado)
1,5 dl de vinho branco
100 g de queijo da ilha raspado (usei
limiano)
Preparação:
- Leve a cozer a massa em bastante água temperada com sal e um fio de óleo; quando a massa estiver cozida mas rijinha, escorra-a bem.
- Num tacho, leve ao lume o azeite com a cebola e os dentes de alho, picados, junte-lhes o chouriço cortado às rodelas e vá mexendo até começarem a alourar; de seguida, adicione os tomates picados e o vinho branco, mexa, tape e deixe ferverem durante 5 minutos.
- Passado o tempo indicado, tempere a tomatada com sal e picante a gosto e retire do lume.
- Disponha o esparguete num recipiente que possa ir ao forno, espalhe sobre ele a tomatada preparada e polvilhe tudo com o queijo raspado.
- Leve a gratinar em forno forte até alourar, depois retire e sirva de imediato.
Ninguém tem um carregador Olympus LI-10C que dispense, pois não? ;)
Boa semana!