Charlotte de Chocolate


Tenho esta charlotte programada para fazer desde 2001. Foram muitos anos de espera porque, nessa altura, não tinha uma forma de abrir e fui adiando a receita. Depois surgiram outras revistas, livros e fui fazendo outras coisas. Só este ano comprei uma forma de abrir e, agora que o Natal está à porta, retornei às revistas que têm receitinhas desta época e encontrei esta Charlotte à minha espera.

Nas informações dizia que era uma receita difícil e dispendiosa e isso seria o suficiente para me levar a não fazer nada. Mas reli a receita e não encontrei dificuldade nenhuma nem achei que fosse muito dispendiosa. Para mim não foi, porque o chocolate que usei foi oferecido e omiti os frutos cristalizados que eu não gosto nada.

Achei-a super fácil de fazer e fica com um visual bastante bonito. É uma Charlotte de Natal porque são inseridos os frutos cristalizados mas podem ser omitidos e, vira uma Charlotte para um aniversário ou uma sobremesa de fim de semana. Enquanto preparava os ingredientes pensei em juntar frutos secos e ficaria uma Charlotte de Natal perfeita para mim. Mas como era a primeira vez que a fazia, queria ver se ficava saborosa e bonita para não desperdiçar os frutos que, nesta altura do ano, são bastante caros.


Ingredientes:
400g de palitos La Reine (usei 250g mas acho que depende da forma de bolo que se usa)

125 de tablete de chocolate (a minha tinha 52% mínimo e é especial para mousses e trufas)

4 ovos

1 colher (sopa) de gelatina em pó (pode ser substituída por 3-4 folhas de gelatina)

150g de açúcar

75g de frutas cristalizadas muito picadinhas (não usei)

Açúcar em pó para polvilhar

Chocolate granulado, chantilly, frutas para decorar (opcional)

Papel vegetal


Preparação:

1. Forre com uma rodela de papel vegetal o fundo de uma forma de charlotte ou uma redonda lisa, de preferência de fundo amovível. Sobre o papel, forre o fundo da forma com palitos la reine cortados à medida e em diagonal, encostando-os bem. Forre depois a parede vertical com palitos só aparados na altura, se necessário. Se for preciso, reforce o centro do fundo com os restos picados.

2. Leve o chocolate a amolecer em banho-maria. Se estiver muito rijo, pode adicionar-lhe 2 ou 3 colheres de leite (eu não precisei). Junte-lhe depois as gemas e a gelatina, previamente bem dissolvida com metade do açúcar num pouco de água quente, e bata muito bem.

3. Bata depois as claras em castelo bem firme e adicione-lhes o açúcar restante aos poucos e batendo continuamente. Misture-as cuidadosamente no chocolate e, se as houver, junte as aparas dos palitos e as frutas cristalizadas.

4. Deite o preparado na forma, apare os palitos em volta em altura adequada e deite essas aparas sobre o creme da charlotte. Guarde a charlotte no frigorífico durante algumas horas até prender (minimo 4 horas).
5. Depois de "presa", retire, desenforme e polvilhe com açúcar em pó. Se quiser, pode decorar com chantilly e frutas, ou com chocolate granulado.



Sem dúvida alguma que vai estar presente na mesa de Natal! Da próxima vez vou usar uma forma de bolo mais pequena para que a Charlotte fique maior em altura. Também vou juntar frutos secos e ver se fica tão bom quanto eu estou a imaginar :)


Tenho mais uma sugestão literária aqui no blog da Academia dos Livros. Depois de Boris Vian, Vinicius de Moraes com muita poesia!


Bom fim de semana a todos!


Receita retirada da revista "Tele Culinária, nº 1185"
publicado por Ameixinha às 21:31 | link do post | comentar | partilhar