Beringela recheada e gratinada


Pois é, como muitas das blogueiras culinárias já disseram, eu também nunca tinha experimentado beringela. Cá em casa nunca se comeu beringela e talvez seja uma questão de geração, mas também não me lembro de as ver à venda como as vejo hoje.

Não estava planeado fazer beringela. Não planeei a compra antecipadamente e não retirei nenhuma receita para experimentar fazer. Sabem quando vemos algo numa prateleira e dizemos: "É agora ou nunca!".

Hoje de manhã também não era para ir ao supermercado, mas fui. Adoro a cor da beringela mas há sempre o receio de provar e todas sabemos que, às vezes, nem tudo que é bonito é bom, não é verdade?

Mas hoje foi o tal dia. Comprei uma (só mesmo uma porque podia correr mal) e vim a pensar como a poderia cozinhar. Seria o que encontrasse no frigorífico quando chegasse a casa. A minha mãe nestas coisas é uma aliada perfeita e não teve qualquer receio de provar.

Basicamente fiz como já tinha lido e como muita cozinheira fez. Lavei a beringela, retirei o pé e cortei ao meio no sentido vertical. Retirei a polpa interior e parti aos bocadinhos. Coloquei em àgua durante 10 minutos. Entretanto pus meia cebola e um dente de alho a refogar num pouco de azeite. Escorri a beringela, juntei ao refogado com um pouco de polpa de tomate, 100 g de bacon cortado aos bocados, piripiri seco e sal.

Deixei refogar e coloquei dentro das bases de beringela. Ralei meia cenoura em palitos por cima, cobri com fatias de queijo limiano (era o que tinha) e espalhei oregãos secos. Levei ao forno a gratinar por 10/15 minutos. Acompanhei com alface dada pela vizinha :-)

A minha mãe foi a primeira a provar e adorei. Aliás, tudo que tem queijo ela adora. Eu fiquei fã apesar de não notar o sabor da beringela, não sei se é suposto ser assim?! Achei que fica neutro.

Mas vou fazer muitas mais vezes e com courgettes também deve ficar bom. Ficou uma refeição baratíssima (a beringela só custou 0,45€) e muito saborosa.

Devo dizer que a minha mãe não comeu mais nada para além da beringela, mas eu acho que sou de mais alimento apesar de não parecer e, comi um pouco de bacalhau também.

É um legume que vai ser incluído na dieta e que só experimentei porque li muitos dos blogs e nunca ninguém disse que não gostou.



publicado por Ameixinha às 13:50 | link do post | comentar | partilhar