Salada de milho e tomate


Embora alguns insistam que não são galinhas para comer milho, eu confesso que é um dos meus ingredientes favoritos, especialmente nas saladas. Mas esta, tal como a autora do Food Gal diz, é a salada de milho que arrasa com todas as outras saladas de milho. Acho que um dos motivos é pelo uso do vinagre balsâmico. Tive que fazer algumas substituições por falta de ingredientes e ficou melhor do que esperava. Ainda gostava de encontrar maçarocas de milho à venda, vejo tanto milho a crescer aqui à volta da aldeia que já pensei em sacar algumas, mas são devaneios que me passam depressa :) Prefiro usar milho congelado do que ser apanhada de maçaroca na mão, salvo seja :)

Ingredientes:
4 orelhas de milho (usei 2 chávenas de milho congelado)
2 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho picados
1 1/2 colher (sopa) de vinagre balsâmico
450 g de tomate cereja em metades (usei tomate chucha)
1/2 chávena de cebolinho cortado (usei manjericão)
cogumelos (opcional)

Preparação:
Aqueça o azeite numa frigideira em lume moderado e salteie o milho e os cogumelos (se usar) com sal e pimenta, mexendo até estar incorporado, cerca de 4 minutos. Junte o alho, salteie mexendo por 1 minuto. Junte o vinagre e cozinhe, mexendo por 1 minuto até estar quase evaporado. Junte os tomates, mexendo gentilmente, por 1 minuto.
Remova do lume e adicione o cebolinho. Transfira para um prato de servir, deixe arrefecer e tempere com sal e pimenta.

É uma salada que usei como acompanhamento, mas achei que cozendo massa e envolvendo neste preparado, pode muito bem constituir uma refeição completa :)

Bom resto de semana!
tags:
publicado por Ameixinha às 11:31 | link do post | comentar | partilhar