Um ano com bolo mármore

Faz hoje um ano que o Matias foi "raptado" para vir cá para casa :)
Não me lembrava que tinha sido no dia de Santo António, felizmente assinalo tudo numa agenda!
Para celebrar fiz um bolinho mármore com natas que estavam quase a passar do prazo. É uma receita que foi passada por um membro do fórum da amizade e aproveitei para testar.
Fica melhor do que parece. O interior tem um ar horrível, parece tudo menos comestível mas, foi este bolo que me salvou ontem, a mim e à B., enquanto as marchas desfilavam. Das 21 às 3 da madrugada, sem acesso às farturas porque estava gente que parecia o fim do mundo, tive a bela ideia de levar uma fatia de bolo para petiscar. Podia ter levado o bolo todo porque a fome apertou nas bancadas!
Pois, o típico português de marmita atrás, faltou-me o garrafão de tintol porque não me cabia na carteira, senão tinha ido :)
Embora não pareça - não julguem pelas aparências - é um bolo que fica muito fofinho e húmido. Era suposto ter saído matizado como o mármore, assim para imitar o pêlo do Matias, uma vez que foi feito em honra dele... mas a coisa misturou-se e saiu o que saiu :)
Viva o Matias, que fique por cá por muitos e longos anos. Que continue gordo, atrofiado, atolamado, desnorteado, esgrouviado, ensonado e acarinhado por todos nós!

Bolo mármore com natas:
6 ovos
2 pacotes de natas
2 colheres de sopa de manteiga
2 chávenas de açúcar (usei 1 chávena e meia)
2 chávenas de farinha (usei 1 de farinha normal e 1 de integral... o gato já está muito gordo!)
2 colheres de chá de fermento
6 colheres de sopa de chocolate

Misture as gemas com o açúcar. Acrescente as natas e a manteiga derretida. Mexa, se o fizer com a batedeira a massa deve ser pouco batida.
Adicionar a farinha, onde foi previamente nisturado o fermento, alternando com as claras batidas em castelo. Dividir a massa em duas partes e misturar o chocolate a uma delas. Colocar as duas massas alternadas na forma untada de manteiga e farinha ou use uma folha de papel vegetal como eu se não quiser untar e enfarinhar. Leve ao forno a 45 minutos, o meu forno esteve no máximo.

Continua o príncipe da casa, faz pose, ar altivo e desconfiado! Tem cá uma lata :)

Bom fim de semana a todos!
tags: ,
publicado por Ameixinha às 17:00 | link do post | comentar | partilhar