Bolo de frutos secos, iogurte e limão

Massa:
6 ovos
1/2 chávena de açúcar
1 1/4 chávena de iogurte natural
1/4 chávena de azeite
1 1/2 chávena de farinha
1 colheres (chá) de fermento
2 chávenas de frutos secos e torrados como noz pecã, amêndoas e pistácios
1 colher (sopa) de raspa de limão
Cobertura:
1 chávena de frutos secos, torrados e picados
1/4 chávena de açúcar não refinado (usei mascavado)
Preparação:
Separe as gemas e as claras. Bata as gemas juntamente com metade do açúcar, até a mistura apresentar uma consistência clara e cremosa. Adicione o iogurte e o azeite. Bata as claras em castelo. Junte-lhe o açúcar restante e bata até que estas fiquem firmes e brilhantes. Junte a farinha, o fermento e os frutos. Envolva a mistura de claras com a mistura de gemas e a raspa de limão. Forre uma forma com 20 cm de diâmetro com papel vegetal untado com manteiga. Deite a mistura na forma e leve ao forno a 180 ºC durante 30 minutos. Retire do forno. Aplique a cobertura e volte a levar ao forno durante 25 a 30 minutos, ou até o bolo estar cozido. Sirva quente com natas batidas com açúcar.
Este bolo foi retirado da colecção da Activa "Os melhores doces do mundo - Bolos de festas". É um bolo de origem norte-americana, mais exactamente dos Estados Unidos.
Ficou extremamente fofo e húmido, típico dos bolos feitos com iogurte. Só achei a quantidade de frutos secos exagerada. Tive que substituir as nozes pecãs por nozes normais e também usei avelãs. Para a próxima não vou colocar pistácios porque não gostei. Depois do bolo arrefecer os pistácios ficaram moles e o sabor fica estranho. Acho que nozes, amêndoas e avelãs combinam muito melhor, mas podem usar os frutos secos da vossa preferência. Todos gostaram, é um bolo que fica bastante bonito na mesa, embora a foto não ajude a perceber.
Aconselho a usar apenas 1 chávena de frutos secos na massa e 1 chávena para a cobertura. Não piquei os frutos da cobertura porque na foto do bolo eles apareciam inteiros.
Quer-me parecer que o açúcar não refinado usado na cobertura seria o demerara mas eu não tinha, então usei mascavado claro.
É um bolo simples de fazer que tanto resulta bem para uma festa como para um simples chá :)
Já que a minha vida está de pantanas... decidi trocar as voltas à postagem, comecei com a receita e terminei com a minha opinião acerca do bolo :) É só para variar!
Os meus Brownies continuam em votação, aqui! Obrigada a todos quantos já foram votar :)
publicado por Ameixinha às 12:55 | link do post | comentar | partilhar