Batata doce recheada


O meu acompanhamento favorito para carne ou peixe, são as batatas. Super versáteis, podem ser comidas fritas, assadas, cozidas, estufadas e em puré (não me lembro de mais nada, mas tinha uma prima que as comia cruas!).

A batata doce, ao contrário do que muitos pensam, não é sequer parente da batata vulgar. É um tubérculo doce altamente nutritivo e o paladar rico e adocicado que tem, desmente a sua origem humilde de planta do Novo Mundo, apresentada aos Europeus por Colombo. Aliás, a batata faz dos americanos uns grandes conquistadores. Hoje em dia há batata em todos os cantos do mundo :)

A batata doce deve o seu sabor a uma enzima que converte os amidos em açúcar, é uma excelente fonte de betacaroteno, contém esteróis vegetais que baixam o colesterol, fibras, vitamina C, potássio entre outros.

Eu resolvi fazê-las assadas e recheadas. Gostamos muito do resultado, tanto pela aparência, como pelo sabor!
Baseei-me nesta receita e fiz algumas modificações.




Para 4 pessoas
4 batatas doces grandes e com a pele lisa
água
sal
150 g de cogumelos
50 g de bacon picado
50 g de margarina
2 colheres de sopa de queijo ralado
1 ovo
noz moscada
tomilho seco
queijo q.b.

Preparação:
Lave muito bem as batatas, coloque-as num tacho, cubra com água, tempere com sal e leve a cozer sobre lume moderado até as batatas estarem macias.
Pique os cogumelos em pedaços pequenos. Leve ao lume a margarina com o bacon picado e quando estiver quente, junte os cogumelos. Deixe saltear até a água que os cogumelos libertam se evaporar. Tempere com sal e pimenta acabada de moer, retire do lume e misture com o queijo. Parta o ovo, separe a gema da clara e junte a gema ao creme de cogumelos, mexendo bem. Ligue o forno.
Escorra as batatas, abra-lhes um rasgo a todo o comprimento na parte de cima e escave parte da polpa cuidadosamente com a ajuda de uma colher de chá. Esmague a polpa retidada e junte-a à mistura de cogumelos e queijo. Perfume com tomilho fresco e uma pitada de noz moscada.
Bata a clara em castelo e envolva-a delicadamente no recheio preparado. Coloque cada batata sobre um quadrado de folha de alumínio e encha as cavidades com o recheio preparado. Coloque mais queijo ralado por cima e leve as batatas ao forno, deixando gratinar até a superfície ficar dourada.


A batata doce tem a casca muito fina, por isso é mais fácil de descascar depois de cozinhada.
Surgiu uma refeição diferente, fácil de fazer, com ingredientes fáceis de encontrar e muito agradável. Podem variar o recheio com outros ingredientes que prefiram, desde que combinem com o adocicado da batata.
É uma entrada mas pode ser servida como prato principal, foi o que aconteceu cá em casa!

*Informações acerca da batata doce foram retiradas do livro "O novo Alimentos Bons, Alimentos Perigosos".
publicado por Ameixinha às 20:40 | link do post | comentar | partilhar