Este é sem dúvida dos meus doces favoritos. Não só porque leva canela e maçã, mas porque pode e deve comer-se ainda quente. Logo, não preciso de estar à espera que arrefeça. Segundo li, são sobremesas originais de Limousin, embora também tenha lido que são originais da Provença - que eu adoraria conhecer - e só isso lhe dá um requinte especial. Mas o nome emproado é fantástico. Quem ouvir até pensa que exige grandes conhecimentos técnicos e tal... Ou então ficam pasmados a pensar "Clafou quê?"
Ora, o nome Clafoutis intrigou-me porque não sabia o seu significado. Afinal quer dizer "pôr por cima de". Neste caso é colocar fruta por cima de uma massa base. Parece-me bem :)
É só preparar a massa base e depois colocar a fruta que queremos por cima. Está feito...
Ingredientes para a massa base:
75g de farinha
5 colheres de sopa de açúcar
3 ovos
2 colheres de sopa de manteiga
2 dl de leite
Maçã q.b.
Açúcar mascavado q.b.
Canela q.b
Preparação:
Peneira-se a farinha, junta-se o açúcar e as gemas. Mexe-se bem. Adiciona-se a manteiga amolecida e o leite. Neste caso também pus um pouco de canela em pó. Envolve-se as claras em castelo. Com manteiga unta-se um tabuleiro de loiça, próprio para forno e polvilha-se com açúcar.
Verta o preparado no tabuleiro, coloque a maçã por cima. Polvilhe com o açúcar mascavado e a canela e leve ao forno por 50 minutos (ou menos). Sirva quente.
Receita retirada da revista "Mulher Moderna na Cozinha nº95"