Tarte norueguesa de maçã


Não vou dizer muita coisa a não ser: façam! As maçãs estão aí e precisam ser usadas. Esta tarte é uma das melhores que já provei até hoje. Recomendo vivamente!
Ainda estou a recuperar do susto e as palavras não fluem como eu queria. Mas, esta tarte só precisa de "hummm's" e de ser saboreada com satisfação. É uma tarte com consistência de pudim mas com uma casca crocante que lhe dá todo o encanto. Fiz algumas alterações mas a receita veio daqui.
Quero só dizer que a cor da tarte é a que aparece na segunda fotografia. A primeira ficou pálida, deve ter sido do susto :)

Ingredientes:
250 g de açúcar (diminuí para 200 e achei muito doce mas depende do gosto de cada um)
100 g de manteiga
150 ml de leite
3 ovos
125 g de farinha
4 maçãs descascadas e cortadas em gomos grossos (reserve-as mergulhadas em água com limão)
1/2 colher (chá) de noz-moscada (substituí por canela moída)

Pré-aqueça o forno a 180 ºC, marca 4 do fogão a gás.
Bata 200 gr do total de açúcar com os ovos até obter um creme fofo. Leve o leite ao lume com a manteiga até esta derreter. Junte a mistura de leite e manteiga ainda quente ao creme de ovos e ligue bem. Junte a farinha peneirada e mexa com uma vara de arames para não ficar com grumos. Numa tarteira espalhe os pedaços de maçã e cubra-os com o creme doce. Polvilhe a tarte com os restantes 50 g de açúcar e a noz-moscada.
Leve ao forno a cozer na prateleira do meio por 25 minutos. Sirva quente ou frio.

Eu prefiro a tarte fria. Como para mim ficou muito doce, quente acaba por ser mais enjoativo. Mesmo assim, é para repetir muitas vezes. Os noruegueses estão de parabéns :)

Bom Domingo e bom início de semana!
publicado por Ameixinha às 15:00 | link do post | comentar | partilhar