
Há cerca de 1 ano estava
assim e, como continuo a ser bafejada pela sorte e devo ter sido muito filha da mãe na minha vida anterior, estou nesse lindo estado outra vez.
Os senhores entendidos no assunto dizem que a Gripe H1N1 vai atingir 1 em 4 pessoas no próximo Outono. Aqui em casa já somos 4 em 5 manhosos, espero que a gripe passe e ande sempre, até porque nem tenho campaínha na porta :)
Andei a aguentar uma semana e ontem, quando me amarrei ao toalheiro da casa de banho achei que tinha atingido o limite e, aquelas ceninhas tristes, não podiam continuar. Passei a noite a mentalizar-me que tinha que ir ao hospital e, com sorte (não sei para quem!) ainda tinha que abrir as perninhas para ser devidamente examinada por uma equipa que entra e sai como se o consultório fosse uma tasca. Pior, tinha que responder às perguntas tolas (mas necessárias e essenciais ao diagnóstico!) acerca da minha vida íntima. Mas o mais desagradável é ter que fazer xixi para um copinho, fazer pontaria para acertar é traumatizante :)
Ainda não entendi porque raio estou assim. Já sei que tendo a primeira vez depois é mais fácil de ficar doente outra vez. Mas eu também não entendo porque tive da primeira vez. É como tenho vindo a dizer, fazer tudo certinho e direitinho não adianta nada. É como fazer desporto, acabamos por morrer mais saudáveis.
A modos que estou assim, feita compota de ameixa! Não, não é docinha nem cheirosa... é como se me tivessem levado a cozer em lume brando, estou mole e nem sequer sirvo para ser apreciada.
Adiante antes que a coisa piore!
Compota de ameixa para quem tem muitas ameixas e não sabe o que lhes fazer. Em abono da verdade, ficar com ameixinhas enfrascadas também me parece bem. Façam isto em memória de mim, ámen!
Um vizinho teve alta produção este ano e andou a distribuir pela aldeia toda - mesmo toda!.
Como algumas estavam bem madurinhas e, nesse mesmo dia vi
este post da
Moira, corri para a cozinha e fiz. Depois foi repetir a dose e ainda não me faltou compota de ameixa. Fica verdadeiramente deliciosa, uso-a para barrar e nos iogurtes.
Ingredientes:
400 gramas de ameixa descascadas e descaroçadas (já fiz com 500 e com casca e resultou bem)
250 de açúcar
1 pau de canela (opcional, já fiz com e sem)
Preparação:
Misturar a fruta com o açúcar e levar ao lume mexendo até dissolver todo o açúcar.
Deixar ferver em lume brando, mexendo de vez em quando e retirando a espuma que se forma à superfície, até ter a consistência certa. Para saber se está na consistência certa ponha uma colher de doce num prato, deixe arrefecer e passe o dedo, se o doce enrugar está no ponto certo.
Coloque num frasco escaldado e seco, tape e vire de "pernas para o ar" para criar vácuo, mas não os deixe arrefecer assim (10-15 minutos está bom).

Agora com licença, vou fazer uma visita ao hospital para ver como lá anda o ambiente :)
Boa sexta-feira e bom fim de semana a todos!