Torta de cenoura

Esta receita tem corrido a blogosfera e não precisa que lhe façam mais publicidade mas, eu não posso deixar de dar a minha opinião. A foto não é representativa do resultado porque foi tirada à pressa quando já estava quase a sair de casa.
Como tinha dito na postagem anterior, não passei o Natal em casa mas não deixei de fazer a doçura. Uma das coisinhas que fiz para levar para casa dos meus tios foi esta torta de cenoura e também as rabanadas recheadas. Não sei qual delas foi a mais apreciada mas foram as duas que tiveram mais saída! Isso é sempre bom :)
Foi um Natal diferente, comi muita coisa que não teria comido se tivesse ficado em casa. Para entrada havia pão, camarão, frutos secos, caracóis (sim, eu como e adoro caracóis. Só não gosto de uvas passas he he), queijo e enchidos. Depois o maravilhoso bacalhau, daquele altíssimo que se desfaz em lascas, acompanhado de couve, cenoura e batatas. O polvo cozido e os grelos ao lado. Mas, para mim, o melhor de tudo é o molho cozido e a roupa velha :) Não tirei foto de nada porque não estava em minha casa e ia ficar muito estranho!
Também fiz a tradicional aletria e fiz o que acho ser o melhor bolo de noz do mundo. Uma receita mexicana com o nome pan de nuez, que ficou melhor que a encomenda e será uma das próximas receitas a ser publicada. Estas coisinhas ficaram cá em casa, Natal é um exagero de comida e algumas coisas não levei!
Depois da ceia há que esperar pela meia-noite e, enquanto se jogava Uno, comia-se a torta de cenoura que foi a única a ficar na mesa, adivinhem lá porquê?! É, sem dúvida, receita vencedora :)
Ingredientes:
600 g de cenoura
1 pau de canela
300 g de açúcar
4 ovos
4 colheres (sopa) de farinha
1 colher (chá) de fermento
sumo e raspa de 1/2 laranja
canela em pó para polvilhar
Preparação:
Cozer as cenouras com o pau de canela e reduzi-las a puré (retirar o pau de canela antes). Juntar o açúcar, a raspa e o sumo de laranja, os ovos inteiros e bater bem. Envolver a farinha com o fermento e juntar ao preparado. Misturar bem. Deitar o preparado num tabuleiro forrado de papel vegetal e untado com manteiga. Cozer em forno pré-aquecido a 170º, durante cerca de 20 minutos. Desenformar a torta ainda quente sobre um pano polvilhado de bastante açúcar. Retirar o papel vegetal, polvilhar com canela em pó e enrolar delicadamente com a ajuda do pano.
publicado por Ameixinha às 13:30 | link do post | comentar | partilhar