Pão de avelãs e pistácios pobrezinhos

Eu saí para comprar pistácios, convencida que 2.50€ chegavam perfeitamente. Não é ingrediente que se encontre cá por casa até porque está carregado de sal, não fazendo bem a ninguém e fazendo-me beber que nem uma camela no meio do deserto :)

Passei pela feira para comprar café e tinham à venda pistácios a 2.95€ cada 250g. Ignorei-os, pensando que no hipermercado iria encontrar mais barato.
Estava convencidíssima disso, até que me apercebi que eram mais caros e eu não tinha dinheiro que chegasse! Frustrante, simplesmente frustrante e eu queria fazer um pão que levasse pistácios. Imaginem aqueles que têm que viver com menos de um dólar por dia?!
O "Ronaldes" pode entupir-se de pistácios, trufas, caviar, foie gras e etc e tal, sem notar que a conta bancária esteja a diminuir! A vida é simplesmente injusta e devia ser proibido existir tal abismo entre as pessoas. É uma pena (ou não!) que a inteligência e humildade não se comprem, porque estes meninos seriam pessoas bem mais ricas e completas se a pudessem comprar :)

Eu não tenho nada mas tenho, tenho tudo... bem ao jeitinho da Floriseca, e à falta de pistácios peguei numa embalagem de amendoins ;) O melhor de tudo é que ainda trouxe troco para casa he he

Este é um pão energético cuja receita foi retirada, mais uma vez, do livro da Larousse "Aprender a fazer pão". Usei-o para fazer umas sandes com alface, fiambre, queijo e maionese e saiu melhor que a encomenda. Provavelmente, com pistácios não ficaria tão bom. Eu, pelo menos, prefiro pensar assim para manter a minha sanidade :)
Pão é que não pode faltar!


Ingredientes para um pão de 750 g:

420 g de farinha tipo 65
60 g de farinha semi-integral
310 ml de água (usei 250 ml)
2 colheres (café) de sal
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de azeite
1/2 iogurte natural
2 colheres (café) de fermento
120 g de pistácios e avelãs misturados (com amendoins e avelãs também resulta muito bem!)

Preparação:
Coloque a água na MFP e junte-lhe o sal, o açúcar, o azeite, o iogurte e as farinhas. Adicione o fermento, distribuindo-o sobre as farinhas.
Seleccione o programa "pão branco", o tamanho e a cor do pão. Ligue a máquina.
Ao sinal sonoro, adicione os pistácios e as avelãs picadas.

Como já disse, este pão é maravilhoso para este tempo em que o que apetece são umas sandes. A minha mãe pediu, especialmente, para serem acompanhadas de uma cerveja fresquinha. Eu e ela, sentamo-nos no pátio e apreciamos o petisco. Foi uma cerveja para nós as duas, ok? Nós somos miúdas comportadas :)

Já agora aproveito para dizer que até ao dia 28 de Junho o Modelo (quero uma arca frigorífica de patrocínio!) terá muita cerveja à venda, para todos os gostos e, finalmente, também terá Sidra!
O Lidl teve há duas semanas mas, como sempre, já não fui a tempo de comprar nenhuma porque alguém chegou mais cedo e levou tudo! Deve ter sido alguém da família do "Ronaldes", só pode :)

Bom resto de semana a todos!

tags: ,
publicado por Ameixinha às 16:10 | link do post | comentar | partilhar