Devilish passionfruit chocolate roulade
A vida vai dando tudo aquilo que nós necessitamos. A única coisa que precisamos é estar atentos, ou ter alguém atento a acompanhar-nos.
Foi assim há uns tempos atrás, em que numa das nossas caminhadas semanais, maracujás vieram ter connosco. Abençoada gravidade que, a maioria das vezes, faz cair coisas boas e doces do alto das árvores e arbustos. Começou com a maçã, que levou Newton à fantástica teoria que tudo o que sobe tem que descer, e que evoluiu para os maracujás que me levaram a colocar em prática um rolo delicioso, para apreciar nos últimos dias de Verão. Oh, se tão somente começassem a cair tantas outras coisas dos céus... sem glúten, de preferência ;)
(The chocolate and coffee bible)
175 g de chocolate semi-amargo
4 ovos, separados
115 g de açúcar
cacau em pó
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º C. Unte uma forma rectangular e forre-a com papel vegetal.
Parta o chocolate aos pedaços e derreta-o em banho-maria
Bata as gemas com o açúcar numa tigela até que obtenha uma mistura pálida e espessa, adicione-lhe o chocolate derretido.
Bata as claras em castelo e envolva delicadamente à mistura anterior. Passe a mistura para a forma e nivele. Leve ao forno por cerca de 15-20 minutos, até que esteja firme ao toque.
Salpique cacau em pó numa folha de papel vegetal e vire a torta para lá. Cubra e deixe arrefecer.
Recheio:
(retirado do blog Delicieux)
2 gemas
polpa de 2 maracujás
90 g de açúcar
40 g de manteiga
2/3 chávena de natas batidas
Coe as sementes de maracujá e reserve o sumo.
Coloque o sumo, gemas, açúcar e manteiga numa panela, leve ao lume e mexa bem até engrossar, cerca de 5 - 10 minutos. Retire e refrigere.
Envolva 2 colheres (sopa) do creme com as natas batidas. Envolva bem e espalhe sobre o rolo. Enrole, decore a gosto e refrigere.
Boa semana a todos!