Frittata de cebola caramelizada e salsa
Às vezes fazem-nos sentir uma frittata, não bastava que nos levassem ao lume, para depois vir o golpe final de nos acabarem de assar no forno.
A vida é assim, somos frittatas na mão do mundo. Exercemos esperanças, vivemos desilusões. Vivam os sonhos, que podemos controlar à nossa medida e deixá-los voar nas asas da loucura, porque nos sonhos podemos tudo, queremos tudo, conseguimos tudo!
Por mais que a vida insista em atirar-nos ovos à cara, nós podemos sempre escolher deixá-los escorregar por nós abaixo, ou aproveitar o que resta para transformá-los em pura resiliência. O que não nos mata, há-de tornar-nos mais fortes... ou menos vulneráveis.
Se a vida insistir em dar-nos ovos, façamos frittatas :)
Frittata de cebola caramelizada e salsa
(Real fast food, Nigel Slater)
450 g de cebolas, finamente fatiadas
4 colheres (sopa) de azeite
5 ovos grandes
uma mão de salsa picada
50 g de parmesão ralado
sal, pimenta, uma noz de manteiga
Preparação:
Coloque as cebolas numa frigideira com o azeite e cozinhe em lume-médio a alto até que as cebolas fiquem alouradas, cerca de 15 minutos, mexendo ocasionalmente.
Parta os ovos para uma tigela e bata-os com um garfo.
Retire as cebolas da frigideira com uma escumadeira e junte-as aos ovos. Tempere com a salsa, parmesão, sal e pimenta.
Aqueça a manteiga numa frigideira anti-aderente. Despeje a mistura de ovos e leve a lume baixo, cozinhando-a até que fique firme por baixo mas ainda líquido no topo, cerca de 15 minutos.
Passe a frigideira para o forno para que acabe de cozinhar. Fatie e sirva quente ou à temperatura ambiente, com salada a acompanhar.
Notas:
Com esta frittata participo, mais uma vez, no desafio do Dia Um... Na Cozinha!