Polpette di tonno


 

Cresci a ver documentários acerca da vida selvagem. Não posso negar que sou uma grande apreciadora da natureza e das suas fantásticas criaturas. Impossível é pensar que tudo aquilo que somos é resultado da evolução cientificamente falada. Como é que nós, humanos, podemos ter como origem um macaco? Se realmente somos resultado da evolução do macaco, porque é que andam por aí tantos armados em gorilas? E aqueles que são finos que nem ratos? Os que se agarram a nós como lapas? A cambada de cardumes de carapaus de corrida que encontramos todos os dias? E o veneno mortífero de víboras que corre solto para nos estragar a vida? Sem falar dos que nos desorientam com o seu maravilhoso cheiro a cavalo. E os porcos sebosos que desconhecem esse líquido essencial que existe desde a origem do mundo; já ouviram dizer que água é vida? É vida e é limpeza :) São poucos, mas também temos aqueles que são fiéis como os cães. De manhãzinha há aqueles que exibem a maravilhosa da tromba. Temos as ostras divertidas, que cospem cada pérola de vez em quando! As sanguessugas, as piranhas, as vacas que se passeiam orgulhosas e os seus bois cornudos ao par. As aves raras exibicionistas sem esquecer os lobos disfarçados em pele de ovelhas. Para terminar, que dizer dos princípes encantados que viram sapos? Ó ó! Surgimos nós do singelo macaco? Quanto muito, caros leitores, somos descendentes de um belo jardim... zoológico e eu, a comer da maneira que como, mais um bocadinho e estou uma autêntica lontra ou baleia, é como preferirem ;)

 





Croquetes de atum 

adaptado de "Veneza -petiscos" de Tessa Kiros

 

225 g de batatas farinhentas, com casca

185 g de atum em conserva

1 dente de alho, ralado

1 ovo pequeno, ligeiramente batido

2 colheres (sopa) de salsa picada

uma pitada de malagueta em flocos

azeite refinado, para fritar

farinha de mandioca para empanar*

limão, para servir

 

Preparação:

Coza as batatas em água com um pouco de sal até começarem a ficar moles. Escorra a água e deixe arrefecer um pouco. Descasque as batatas e reduza-as a puré.

Escorra o azeite e acrescente o atum ao puré de batata, juntamente com o alho, o ovo, a salsa a malagueta e um pouco de sal e pimenta a gosto. Misture tudo muito bem, tape e reserveno frigorífico para ganhar firmeza.

Verta azeite para uma frigideira antiaderente, de maneira a cobrir bem o fundo. Faça bolinhas com a mistura de batata. Passe-as pela farinha de mandioca e coloque-as na frigideira, virando-as cuidadosamente até ficarem alouradas de todos os lados. Retire-as para um parto sobre o qual colocou papel de cozinha, para absorver o azeite em excesso. Salpique com um pouco de sal e gotas de limão, se gostar.

 

Os croquetes de atum são uma evolução maravilhosa dos não menos agradáveis croquetes de carne. São a minha fixação do momento, faço todas as semanas desde que tenho este livro. O petisco ideal para qualquer piquenique ou ida à praia.

 

 

Um agradecimento especial à Manuela pelo presente inesperado e maravilhoso :)

 

Boa sexta a todos!

 

*Caso não tenham intolerância ao gluten podem usar pão ralado para empanar.

publicado por Ameixinha às 08:48 | link do post | comentar | partilhar