Tarte de acelga
Mais uma do Mark Bittman, porque é simples, leve, bonita e vegetariana. Perfeita para servir à temperatura ambiente como prato principal ou como aperitivo. Além disso, é versátil; podem usar espinafres, couve-flor, brócolos, repolho, couve, e cogumelos.
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de manteiga
8 folhas grandes de acelga ou couve, finamente fatiada
1 cebola média, picada
sal e pimenta
1/4 chávena de ervas picadas como salsa, tomilho, cebolinho e cerefólio (usei salsa e tomilho puro sal Ervas da Zoé)
6 ovos
1 chávena de iogurte natural
3 colheres (sopa) de maionese
1/" colher (chá) de fermento
1 1/4 chávena de farinha (usei 1 chávena de farinha 55 e 1/4 de farinha integral)
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque a manteiga numa frigideira sobre lume médio. Um minuto depois, junte as acelgas e a cebola. Tempere com sal e pimenta e cozinhe, mexendo ocasionalmente, até que as folhas fiquem tenras, cerca de 10 minutos. Remova, adicione as ervas, prove e ajuste os temperos.
Entretanto, coza 3 dos ovos, tire a casca e corte-os. Adicione à mistura de acelga e deixe arrefecer enquanto faz a massa.
Misture o iogurte, maionese e os restantes ovos. Adicione o fermento e a farinha e envolva até ficar suave. Unte uma assadeira em cerâmica ou vidro. Espalhe metade da massa no fundo, por cima coloque a mistura de acelga e cubra com a restante massa.
Leve ao forno por 45 minutos até que fique dourada. Deixe arrefecer por 15 minutos antes de cortar em quadrados ou rectângulos. Coma morno ou à temperatura ambiente.
Receita do livro "How to cook everything vegetarian" do Mark Bittman.
Boa semana a todos :)