Queijadas de cenoura

 

 

Serão realmente queijadas se não levam queijo? Não me parece, mas isso também não interessa nada. São boas e, apesar de ter alguns passos eu achei a receita bastante fácil de fazer. Forrar as forminhas é a parte mais chata do processo e podem fazer as queijadas sem a massa. Eu assei algumas assim porque, entretanto, a massa não chegou para tanto recheio. 

Sei bem que os dias têm andado quentes e abafados e não apetece nada ligar o fogão mas hoje amanheceu nublado por aqui e achei que umas queijadas de cenoura polvilhadas de canela, combinavam bem com este dia :) 

 

 

Ingredientes da massa:

250 g de farinha 1 colher (sopa) de óleo

1 colher (sopa) de vinagre

uma pitada de sal

água q.b.

 

Ingredientes do recheio:

375 g de açúcar

1,75 dl de água

85 g de manteiga

40 g de farinha

25 g de maisena

200 g de cenouras cozidas e trituradas

5 ovos

3 gemas

raspa de 1 limão

manteiga e açúcar em pó q.b.

 

Preparação:

Coloque a farinha numa tigela e adicione o óleo, vinagre e sal. Amasse bem e vá juntando água até obter uma massa macia e maleável. Deixe repousar por 15 minutos.

Entretanto, misture o açúcar com a água e leve ao lume. Adicione a manteiga e deixe arrefecer um pouco. 

Junte a farinha com a maisena e a cenoura triturada. Misture-lhes os ovos, as gemas, a calda de açúcar e a raspa de limão. Ligue o forno a 200ºC.

Unte forminhas com manteiga (ou óleo em spray), forre-as com a massa e apare as extremidades. Preencha-as com o preparado e polvilhe com açúcar em pó. Leve-as ao forno, durante 30 minutos. Desenforme ainda mornas e sirva.

 

Notas:

Receita da coleção "Alimentos com história".

Diminuí a quantidade de açúcar para 300 g.

 

Boa semana!

publicado por Ameixinha às 09:01 | link do post | comentar | partilhar