Queijadas de cenoura
Serão realmente queijadas se não levam queijo? Não me parece, mas isso também não interessa nada. São boas e, apesar de ter alguns passos eu achei a receita bastante fácil de fazer. Forrar as forminhas é a parte mais chata do processo e podem fazer as queijadas sem a massa. Eu assei algumas assim porque, entretanto, a massa não chegou para tanto recheio.
Sei bem que os dias têm andado quentes e abafados e não apetece nada ligar o fogão mas hoje amanheceu nublado por aqui e achei que umas queijadas de cenoura polvilhadas de canela, combinavam bem com este dia :)
Ingredientes da massa:
250 g de farinha 1 colher (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de vinagre
uma pitada de sal
água q.b.
Ingredientes do recheio:
375 g de açúcar
1,75 dl de água
85 g de manteiga
40 g de farinha
25 g de maisena
200 g de cenouras cozidas e trituradas
5 ovos
3 gemas
raspa de 1 limão
manteiga e açúcar em pó q.b.
Preparação:
Coloque a farinha numa tigela e adicione o óleo, vinagre e sal. Amasse bem e vá juntando água até obter uma massa macia e maleável. Deixe repousar por 15 minutos.
Entretanto, misture o açúcar com a água e leve ao lume. Adicione a manteiga e deixe arrefecer um pouco.
Junte a farinha com a maisena e a cenoura triturada. Misture-lhes os ovos, as gemas, a calda de açúcar e a raspa de limão. Ligue o forno a 200ºC.
Unte forminhas com manteiga (ou óleo em spray), forre-as com a massa e apare as extremidades. Preencha-as com o preparado e polvilhe com açúcar em pó. Leve-as ao forno, durante 30 minutos. Desenforme ainda mornas e sirva.
Notas:
Receita da coleção "Alimentos com história".
Diminuí a quantidade de açúcar para 300 g.
Boa semana!