Bacalhau à Gomes de Sá
Das 1001 receitas de bacalhau, esta é uma das que os portugueses mais fazem e mais gostam. Não sendo o meu favorito, de vez em quando fazemos cá em casa porque é apreciado pelos outros membros. Felizmente não tem feito muito calor, está um Verão com cara de Primavera e eu gosto disso. Sabem bem umas refeições quentinhas e substanciais, uma bela travessa de bacalhau à Gomes de Sá do livro "Cozinha Tradicional Portuguesa".
Ingredientes:
500 g de bacalhau
500 g de batatas
1,5 dl de azeite
1 dente de alho
2 cebolas
2 ovos cozidos
azeitonas pretas
salsa
sal e pimenta
Preparação:
Demolha-se o bacalhau, coloca-se num tacho e escalda-se com água a ferver. Tapa-se e deixa-se repousar durante 20 minutos.
Escorre-se o bacalhau, retiram-se as espinhas e peles e desfaz-se em lascas.
Entretanto, cortam-se as cebolas e o alho às rodelas e levam-se a alourar ligeiramente com o azeite. Juntam-se as batatas, que se cozeram com a pele, se pelaram e se cortaram às rodelas. Junta-se o bacalhau. Mexe-se tudo ligeiramente, mas sem deixar refogar. Tempera-se com sal e pimenta. Deita-se imediatamente num tabuleiro de barro ou travessa de cerâmica e leva-se a forno bem quente durante 10 minutos. Serve-se polvilhado de salsa picada e enfeita-se com rodelas de ovo cozido e azeitonas pretas.
Bom início de semana a todos!