Tarte de abacaxi


Mark Bittman tem sido uma das mais agradáveis companhias dos últimos tempos. Esta tarte é completamente despretensiosa mas, como em quase tudo, a simplicidade ganhou. A base caseira - receita do Bittman também - é rápida de fazer e resulta na perfeição. Pra quê complicar quando podemos obter uma sobremesa fantástica com o minímo de ingredientes e de trabalho?

Podem usar a fruta, ou combinação de frutas, que mais gostarem. Fruta da época parece-me a escolha perfeita :) 

 

Ingredientes:

1 abacaxi, descascado e descaroçado

1 chávena de açúcar amarelo

1 receita de base para tarte doce*

 

Preparação:

Corte o abacaxi ao meio e depois parta-o em pedaços de 1,5 cm. Coloque a fruta juntamente com o açúcar, mexa para envolver e deixe macerar à temperatura ambiente por 1 hora, no minímo, ou cubra e refrigere por 4 horas.

Estenda a base da massa na tarteira, coloque papel de alumínio por cima com feijões (ou pesos próprios), e leve ao forno até que a base esteja assente mas não dourada. Deixe a base arrefecer.

Coe o abacaxi por 10 minutos, reservando o sumo. Coloque os pedaços de fruta na base e pressione gentilmente. Leve ao forno a 180ºC até que a base fique firme e a fruta tenha caramelizado e amolecido, cerca de uma hora e meia.

Enquanto a tarte assa, coloque o sumo numa caçarola, leve-o a lume médio e deixe ferver, mexendo ocasionalmente, até que fique reduzido a um xarope espesso, cerca de 15 minutos. Deixe arrefecer e sirva com a tarte.

 

 

*Receita:

1 1/4 de farinha

1/2 colher (chá) de sal

2 colheres (sopa) de açúcar

150 g de manteiga fria, cortada aos pedaços

1 gema de ovo

3 colheres (sopa) de água gelada ou mais, se necessário

 

Combine a farinha, sal e açúcar num processador e pulse uma ou duas vezes. Adicione a manteiga e processe até obter uma mistura uniforme, cerca de 10 segundos. Adicione a gema e processe novamente por mais alguns segundos.

Coloque a mistura numa tigela e adicione a água, mexa com as mãos até conseguir formar uma bola. Embrulhe em película aderente e congele por 10 minutos ou refrigere por, pelo menos, 30 minutos.

Salpique a bancada com farinha e estenda a massa com o rolo, adicionando farinha se achar necessário. Transfira a massa para a tarteira e pressione-a ligeiramente. Use uma faca para cortar o excesso. Refrigere por cerca de 1 hora antes de rechear.

 

Notas:

Receita retirada do livro "How to cook everything vegetarian".

Embora tenha feito o xarope, acabei por não acompanhar a tarte com ele, achei desnecessário porque iria ficar demasiado doce para o nosso gosto.

 

Boa semana a todos!

tags: ,
publicado por Ameixinha às 22:35 | link do post | comentar | partilhar