Bolo de arroz e coco



A Susana e eu somos amigas desde o 7º ano de escolaridade e, desde aí, nunca deixamos de nos falar. Vivemos as desgraças uma da outra, rimos juntas e tagarelamos descontraidamente à volta da mesa do lanche. Ultimamente, não tenho podido ir lá a casa provar as coisas boas sem glúten que ela faz. Tem sido uma batalha complicada viver sem glúten, mas ela tem descoberto coisas tão boas ou melhores do que aquelas a que estávamos habituadas. Não há mais fanta nem queques de chocolate para partilhar, mas a culinária sem glúten também oferece surpresas saborosas e agradáveis.

A maior dificuldade começa logo na procura da receita, não podemos usar as tão comuns farinhas de trigo que temos na dispensa. Óbvio que, se pensarmos bem, já todos fizemos algo sem glúten, há por aí uma cambada de bolos que nem levam farinha nenhuma. Depois há aquele lado da Susana que é intolerante à lactose. Decidi-me que, sendo uma receita para ela, teria que ser sem lactose e sem glúten. Descobri algo que me interessou no blog da Gourmandise. É um bolo que, na minha opinião, deve ser comido morno. Pelo que me lembro, é comum as coisas sem glúten ficarem menos boas no dia seguinte. Ou seja, é um bolo para devorar à volta de uma boa conversa e um chá fumegante.

Titi, força nisso!

 

Ingredientes:

200 g de arroz agulha cru

360 ml de água filtrada

180 ml de leite de coco (pode substituir 50% por água filtrada)

120 ml de óleo de girassol

2 ovos

115 g de açúcar

1/2 colher (sopa) de fermento químico

1 g de sal marinho

20 g de coco seco ralado

 

Preparação:

Lave muito bem o arroz em água corrente. Deixe de molho em 360 ml de água filtrada durante 8-12 horas. Escorra e reserve.

Liquidifique o leite de coco, óleo, ovos e açúcar por 4 minutos. Junte o arroz escorrido e bata por mais 6 minutos. Adicione o fermento e bata rapidamente para incorporar.

Verta em forma rectangular de 18x28 cm untada com óleo e polvilhada com farinha de arroz. Espalhe o coco ralado por cima. Asse a 180ºC por 30-40 minutos. Deixe arrefecer por 10 minutos e corte o bolo.

 

Boa semana a todos!

publicado por Ameixinha às 22:58 | link do post | comentar | partilhar