Borek
Sou da opinião de que, quando estamos doentes, devemos comer tudo aquilo que nos apetece. Portanto, eu tive direito a canja, arroz-doce, gelatina e estes pastéis recheados de queijo feta. Quer-me parecer que vou ter que continuar esta espécie de dieta por mais um mês, o tempo que a tosse demorará a passar :)
Pastéis turcos de massa filo:
400 g de queijo feta
2 ovos, ligeiramente batidos
3/4 chávena (25 g) de salsa fresca, picada
375 g de massa filo
1/3 chávena (80 ml) de azeite de boa qualidade
Preparação:
Aqueça o forno a 180ºC. Unte levemente uma forma/tabuleiro. Esfarele o queijo feta para dentro de uma tigela grande com o auxílio de um garfo ou mesmo com os dedos. Misture os ovos e a salsa e tempere com pimenta preta acabada de moer.
Tape a massa filo com um pano de loiça húmido, para que não fique seca. Retire uma folha de cada vez. Empilhe 4 folhas, pincelando cada uma levemente com azeite. Corte a massa em quatro faixas com 7 cm.
Coloque 2 colheres de chá da mistura de queijo num dos cantos de cada faixa e dobre na diagonal, compondo assim uma almofada triangular. Coloque-as numa travessa de ir ao forno, com a fenda virada para baixo, e pincele com azeite. Repita o procedimento com o resto da massa e o recheio, de modo a fazer 24 pastéis. Deixe cozer durante 20 minutos, ou até ficarem dourados.
Notas:
Receita retirada d'O livro essencial da cozinha mediterrânica.
Fiz apenas metade da receita.
O recheio dos borek é versátil e pode ser adaptado de forma a incluir os seus queijos preferidos, tal como o haloumi, gruyère, cheddar ou mozzarella.